06/02/2023 18h23

Mantido veto parcial a projeto de lei que instituiu o Código de Defesa do Contribuinte

Agência Assembleia

icone-whatsapp

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (6), o veto parcial do ex-governador Flávio Dino (PCdoB) ao Projeto de Lei 162/2018, de autoria do então deputado Adriano (PV), que instituiu o Código de Defesa do Contribuinte do Estado do Maranhão.

O  PL  deu origem à Lei 10.977, de 19 de dezembro de 2018. A legislação estabeleceu normas gerais de ordem pública e interesse social sobre direitos, garantias e obrigações aplicáveis na relação do contribuinte com a administração tributária do Estado do Maranhão.

Na mensagem que encaminhou ao Poder Legislativo, Flávio Dino justificou veto a vários artigos e incisos da matéria. O artigo 4° foi vetado integralmente, pois criava obrigações extras à Procuradoria Geral  do Estado, uma vez que exigia que os procuradores se transformassem em advogados do contribuinte, conforme a observação do ex-governante maranhense.

Alguns incisos do artigo 5° foram vetados porque Flávio Dino entendeu haver vício de inconstitucionalidade em todos eles. Dino destacou, ainda, que vários pontos do artigo violariam tanto a Constituição Federal quanto a Constituição Estadual.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA