16/03/2023 12h55

Wellington recebe documento com reivindicações de sindicalistas de Santa Filomena do Maranhão

Agência Assembleia

Dney Justino
Deputado Wellington do Curso em reunião com sindicalistas de Santa Filomena do Maranhão

O deputado Wellington do Curso (PSC) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (16), na Sala das Comissões, da Assembleia Legislativa, com sindicalistas de Santa Filomena do Maranhão, para discutir sobre encaminhamentos a diversas reivindicações de professores e servidores do município.

Durante a reunião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Santa Filomena, Gilvan Freire, e o presidente do Sindicato dos Professores no município, Ivaldo Lopes Passos, entregaram ao parlamentar um documento com diversas reivindicações e fizeram uma explanação sobre a situação precária das escolas municipais e acerca da defasagem salarial dos servidores, que, segundo eles, está prejudicando principalmente a categoria dos professores.

Wellington do Curso ouviu atentamente as reivindicações dos sindicalistas e, logo após a reunião, durante a sessão plenária, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar que está havendo em Santa Filomena “um vergonhoso desrespeito com os professores e servidores públicos municipais” que, desde 2015, não têm nenhum reajuste salarial.

“Não tiveram reajuste no salário de 2022, de 33.24%. O prefeito de Santa Filomena até agora não anunciou a possibilidade de reajuste para 2023, de 14.95%, e existe uma folha de pagamento de professores totalmente inchada”, detalhou Wellington do Curso.

Kristiano Simas
Wellington do Curso, logo após a reunião, ocupou a tribuna e repercutiu o assunto na sessão plenária

Audiência pública

Ele informou que irá entrar em contato com o promotor de justiça que responde pela cidade de Santa Filomena, onde também será realizada uma audiência pública para tratar dos problemas denunciados pelos sindicalistas.

“A partir de agora, estamos debruçados sobre o problema grave na educação da cidade de Santa Filomena. São escolas sucateadas, um total desrespeito aos professores e uma máquina totalmente inchada”, declarou o deputado. Ele acrescentou que irá solicitar ao Ministério Público que realize uma auditoria na folha de pagamento do município de Santa Filomena.

“Recebemos os representantes dos professores aqui nesta Casa, na Sala das Comissões. Vamos levar o problema também à Comissão de Educação desta Assembleia. Vamos discutir sobre este assunto com a presidente desta Casa, deputada Iracema Vale, e com os demais deputados da Assembleia Legislativa do Estado Maranhão. Não vamos nos calar, porque professores, aqui neste Parlamento, também têm voz”, ressaltou Wellington do Curso.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA