19/04/2023 17h30

Comissões de Meio Ambiente e de Obras discutem com geóloga da UFMA o fenômeno da voçoroca em Buriticupu

Participaram da reunião os deputados Davi Brandão, Ricardo Arruda, Fernando Braide, Florêncio Neto, Carlos Lula, Zé Inácio e Edna Silva, que parabenizaram as Comissões pela iniciativa.

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Comissões de Meio Ambiente e de Obras discutem com geóloga da UFMA o fenômeno da voçoroca em Buriticupu
Comissões em reunião para discutir erosão no município de Buriticupu

As Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizaram, nesta quarta-feira (19), reunião para discutir o fenômeno da voçoroca que atinge o município de Buriticupu (MA) com a formação de grandes erosões em torno da cidade. A temática foi debatida com a professora geóloga Ediléa Duarte Pereira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Participaram da reunião os deputados Davi Brandão (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Fernando Braide (PSD), Florêncio Neto (PSD), Carlos Lula (PSB), Zé Inácio (PT) e Edna Silva (Patriotas), que parabenizaram as Comissões pela iniciativa. 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), destacou a importância de trazer o debate para o Parlamento Estadual. “Esse é um momento onde buscamos conhecimentos técnicos e científicos para podermos dar celeridade às ações que atendam à necessidade do município nesse sentido”, afirmou o parlamentar. 

Para o presidente da Comissão de Obras, deputado Davi Brandão (PSB), o momento pelo qual passa o município de Buriticupu é atípico e requer total atenção. “As duas comissões estão juntas para um bem comum, que é viabilizar soluções para estas famílias que vão precisar deixar suas casas na região”, disse. 

A professora Ediléa Dutra explicou que as voçorocas são fenômenos geológicos que surgem como pequenas fendas no solo, mas se desenvolvem formando grandes crateras e atingindo o lençol freático. Geralmente, são provocadas pela força da água da chuva em solos onde a vegetação é escassa e que se tornam suscetíveis ao carregamento em enxurradas. 

“Nesses casos, como está acontecendo em Buriticupu, recomendamos maior envolvimento do poder público estadual com a prefeitura do município e a Defesa Civil. Além disso, é necessária a realização de estudos geológicos e geotécnicos nas áreas impactadas para avaliar e resolver essa problemática a curto, médio e longo prazo”, explicou Ediléa Dutra. 

Soluções

De acordo com Caco Graça, supervisor de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o fenômeno da voçoroca não é um fato que acontece da noite para o dia e não ocorre somente em Buriticupu, mas, também, em outros municípios maranhenses.

“É muito importante a Assembleia abrir essa discussão e buscar soluções técnicas para essa problemática, o que demonstra a sensibilidade dos parlamentares e do governador Carlos Brandão no que diz respeito a esse assunto”, disse. 

O prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira, destacou a importância da união do Legislativo e Executivo para levar a solução ideal para essa problemática, que afeta muitas outras cidades do Maranhão.

“Agradeço à Casa do Povo por chamar a atenção para esse tema. Aproveito, também, para convidar os parlamentares para ver a realidade de Buriticupu in loco, pois precisamos de todas as esferas em busca de conhecimentos técnicos necessários para ajudar a nossa cidade”, concluiu.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA