11/05/2023 12h48

Sessão solene homenageia 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias

Solenidade foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSC) e reuniu representantes das forças de segurança do estado e outras autoridades

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino
Sessão solene homenageia 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias
Vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago, que conduziu a sessão solene, com autoridades militares

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou os 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), em sessão solene nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel. A solenidade foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSC) e reuniu representantes das forças de segurança do estado e outras autoridades.

Na ocasião, Wellington afirmou que durante toda a sua trajetória como parlamentar, sempre defendeu a valorização da Polícia Militar do Maranhão. “Essa justa homenagem à Academia chama atenção para a relevância dos briosos oficiais que temos na Polícia Militar do Maranhão. Hoje, estamos com o coração cheio de alegria em receber oficiais da Polícia Militar nesses 30 anos da Academia”, assinalou o autor do requerimento.

O vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que conduziu a sessão solene, também parabenizou a Academia pelos 30 anos de existência. “Nós vivemos um momento importante na segurança pública do nosso estado, com uma evolução todos os anos na diminuição dos índices de criminalidade, graças especialmente à nossa Polícia Militar”, completou.

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, reconheceu a importância da Academia para a segurança pública do Maranhão. “É uma Academia que tem prestado relevantes serviços à população do estado, já formou inúmeras turmas de oficiais, todos competentes, trabalhadores e que vêm, ao longo dos anos, trabalhando em defesa da sociedade maranhense”, afirmou. 

Formação 

Egresso da segunda turma da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, o comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, salientou que a criação da instituição foi um marco na história da Polícia Militar do Maranhão. “Ao longo desses 30 anos, nós colhemos os frutos. Temos bons comandantes, bons líderes e eu, no caso, sou prova disso. Sou da segunda turma do Curso de Formação de Oficiais, ingressei em 1994, e hoje estou na condição de comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão”, declarou.

O comandante da APMGD, tenente-coronel Everaldo Santos, afirmou que a Academia surgiu na Casa do Povo, com a aprovação da lei que a instituiu. “Em todos os órgãos existe representação desses oficiais, no Legislativo, Judiciário e Executivo, e isso é um grande orgulho para a instituição. Hoje, retornamos para a Assembleia para agradecer e reconhecer os serviços prestados pela Academia, que foi criada por esta Casa com a aprovação da lei”, disse. 

Fundação 

Fundada em 1993, a APMGD, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já formou 830 oficiais combatentes, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ofertado pela universidade. Destes, 786 são do Maranhão; 25 do Piauí; cinco do Acre; quatro do Ceará; e dez de Sergipe, diplomados como bacharéis em Segurança Pública. 

Atualmente, a APMGD possui o efetivo de 154 cadetes, sendo 51 do CFO III, 52 do CFO II e 51 do CFO. Além de formar novos oficiais, a APMGD desenvolve o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo conferido a titulação de especialista a 202 capitães.

Outra atribuição da Academia é a habilitação das praças ao ingresso nos Quadros de Oficiais da Administração e Especialistas, conferida através da realização do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas. 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA