24/05/2023 12h01

Comissão de Educação debate equiparação salarial entre docentes universitários e da educação básica

Segundo estudo do sindicato, o valor do piso salarial do professor do magistério superior é de 2/3 em relação ao piso do professor da educação básica

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Dney Justino
Comissão de Educação debate equiparação salarial entre docentes universitários e da educação básica
Parlamentares que compõem a Comissão de Educação reunidos nesta quarta-feira

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, em reunião realizada nesta quarta-feira (24), recebeu representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (Sinduema), para debater pautas de interesse da categoria. Na ocasião, os professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da UEMASUL reivindicaram a equiparação salarial com os professores do magistério da educação básica do Maranhão.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Ricardo Arruda (MDB), nenhum estado consegue avançar de forma efetiva sem investir na educação. “A educação é indispensável para o crescimento do estado. Nesse sentido, levaremos as demandas pedidas nesta reunião ao governo estadual para que sejam atendidas e solucionadas”, afirmou o parlamentar.

Também participaram da reunião, os deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Wellington do Curso (PSC), Cláudio Cunha (PL) e Carlos Lula (PSB).

O presidente da Sinduema, Bruno Rogens, afirmou que, nos últimos 10 anos, os docentes das universidades estaduais do Maranhão tiveram reajuste de 25,23%, enquanto a inflação, no mesmo período, foi de 85,56% – o que representa uma grande perda. E, segundo estudo realizado pelo sindicato, o valor do piso salarial de um professor do magistério superior é de 2/3 em relação ao piso do professor da educação básica no Maranhão.

“É importante debater no Parlamento Estadual sobre a situação salarial dos docentes, a organização e gestão do orçamento público do estado, em especial da UEMA e UEMASUL, para que os deputados e sociedade tomem conhecimento e, dessa forma, solucionem os nossos problemas”, enfatizou Bruno Rogens.

Dney Justino
Comissão de Educação em reunião com professores da UEMA e da UEMASUL
Comissão de Educação em reunião com professores da UEMA e da UEMASUL

Impactos

Além disso, o presidente da Sinduema falou sobre os impactos do orçamento público nas universidades estaduais do Maranhão. 

“A falta de infraestrutura e o déficit de financiamento em pesquisas prejudicam toda a comunidade acadêmica. Além da formação de profissionais qualificados, as universidades produzem ciência, tecnologia e inovação, fundamentais para o crescimento do estado, por isso a importância do poder público investir na educação”, concluiu.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA