30/05/2023 17h44

Alema lança Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Regularização Fundiária

Agência Assembleia
Lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária

A Assembleia Legislativa do Maranhão lançou, na tarde desta terça-feira (30), no Auditório Neiva Moreira, a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária, proposta pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB). A iniciativa representa um marco para o envolvimento da Casa com as ações relativas ao fortalecimento da agricultura familiar na atual legislatura.

O evento contou com a presença de parlamentares, representantes de movimentos sociais, do governo estadual e de outros segmentos da sociedade. Estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB), Júnior Cascaria (Podemos), Zé Inácio (PT), Rafael (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB).  O ato de lançamento teve apresentação de brincantes do Boi de Maracanã, comandados pelo cantador Ribinha de Maracanã.

Participaram, ainda, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Cauê Ávila Aragão, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Sandro Montenegro. Também foram convidados a secretária de Política Agrícola da Fetaema, Lígia Daiana Alves, e a dirigente do Movimento Sem Terra (MST), Vânia Ferreira, entre outros.

Agência Assembleia
Evento, realizado no  Auditório Neiva Moreira, foi comandado pelo deputado Júlio Mendonça
Evento, realizado no Auditório Neiva Moreira, foi comandado pelo deputado Júlio Mendonça

O deputado Júlio Mendonça ressaltou que a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária discutirá várias pautas importantes, desde a regularização fundiária até a segurança alimentar.

“É uma iniciativa que beneficiará, acima de tudo, os agricultores, que terão no Parlamento um parceiro nessa luta. Nós faremos debates regionalizados com prefeitos, vereadores e líderes de movimentos sociais, os quais serão parceiros de referência e norteadores das nossas ações. Além dos debates regionais, faremos visitas a vários órgãos para tratar de assuntos que vão do crédito à assistência técnica”, informou Júlio Mendonça.

O ponto alto do lançamento foi a palestra proferida pela diretora da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Loroana Santana. Ela frisou, entre outras coisas, que a agricultura familiar move o país, pois coloca comida na mesa da população. “Nós estamos em um dos estados mais rurais do Brasil, pois 37% da população vive no campo. Logo, é um tema extremamente importante para a sociedade. Agora, teremos essa Frente Parlamentar para que some esforços com as demais esferas da sociedade no sentido de que possamos ter uma agricultura familiar cada vez mais fortalecida e reconhecida”.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA