01/06/2023 15h21

Assembleia Legislativa celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Assembleia Legislativa celebra Dia Mundial do Meio Ambiente
A sessão presidida por Iracema Vale contou com a presença de parlamentares, dirigentes de movimentos sociais, representantes de órgãos ambientais e entidades ecológicas

Em sessão especial realizada no Plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa do Maranhão celebrou, na manhã desta quinta-feira (1º), o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), proferiu discurso de abertura com saudações ao público presente e destacando a importância dos debates em torno da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Vale louvou a iniciativa do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), autor da proposição para a realização da sessão especial.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é, com certeza, uma data necessária para reflexão de uma pauta comprometida com a preservação da vida. É muito presente nesta Casa, onde deputados e deputadas estão engajados na busca de ações que resultem em grande impulso para a sustentabilidade com um modelo de crescimento que gere empregos e, acima de tudo, preserve os nossos recursos naturais, em razão da imprescindível necessidade que temos de viver em harmonia com a natureza”, ressaltou a presidente da Assembleia.

Agência Assembleia
Parlamentares, dirigentes de movimentos sociais, representantes de órgãos ambientais e entidades ecológicas durante a homenagem
Parlamentares, dirigentes de movimentos sociais, representantes de órgãos ambientais e entidades ecológicas durante a homenagem

Júlio Mendonça, presidente da Comissão de Meio Ambiente, disse que a Assembleia não poderia deixar de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), em defesa do desenvolvimento sustentável.

“Propus a realização desta sessão especial exatamente com este propósito de poder contar aqui nesta Casa, e nesta data comemorativa, com a presença de entidades e personalidades envolvidas com o tema, além de trabalhos desenvolvidos em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável”, salientou Júlio Mendonça.

Na condição de representante do governador Carlos Brandão, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, lembrou que o Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho daquele ano.

Chagas observou que a data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

A sessão especial, realizada com a presença de diversos parlamentares, contou também com a participação de sindicalistas, dirigentes de movimentos sociais e representantes de órgãos ambientais e de entidades ecológicas.

Entrega de homenagens

Ao final da cerimônia, o vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), fez a entrega de placas em homenagem a diversas personalidades, entre as quais os promotores de justiça Fernando Barreto e Cláudio Rebelo Alencar, na condição de representantes do Ministério Público do Estado.

Também foram homenageados o professor Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, e os dirigentes do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rede de Agroecologia, Grupo dos Guardiões da Floresta e outras entidades que atuam em favor da preservação ambiental.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA