02/06/2023 17h44

Assembleia sedia lançamento da primeira edição do programa 'Saúde Itinerante'

A iniciativa tem como objetivo aproximar os municípios do Ministério da Saúde e é dirigida aos prefeitos e secretários municipais de pasta. Visa ainda fortalecer a atenção primária à saúde da população

Agência Assembleia

Wesley Ramos
Assembleia sedia lançamento da primeira edição do programa
Lançamento da primeira edição do programa 'Saúde Itinerante', realizado no auditório Fernando Falcão

Nesta sexta-feira (02), a Assembleia Legislativa do Maranhão sediou o lançamento da primeira edição do programa ‘Saúde Itinerante no Maranhão’, promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa desenvolverá ações com foco na Atenção Primária. O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), primeiro vice-presidente da Casa, representou o Parlamento Estadual no ato que aconteceu no auditório Fernando Falcão.

Os deputados Carlos Lula (PSB), um dos idealizadores e articuladores do evento, e Júlio Mendonça também prestigiaram o encontro.

A ação tem como objetivo aproximar os municípios do Ministério da Saúde e é dirigida aos prefeitos e secretários municipais de pasta.

Também participaram do evento, dentre outras autoridades, o secretário Nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros; o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem);  o secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes; o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA), Frederico Araújo Lobatos, e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

Parceria

Nésio Fernandes disse que o programa ‘Saúde Itinerante’ busca unir Governo Federal e Governo Estadual em apoio aos municípios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. “Precisamos apoiar os municípios na expansão, qualificação e na reorganização da Atenção Básica à Saúde”, afirmou.

Segundo Glinoel Garreto, no Maranhão, a ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Bancada Federal do Maranhão e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

“O foco principal do programa é fortalecer a Atenção Primária da Saúde no Maranhão, aproximando os municípios do Ministério. Pela manhã, nossa equipe técnica atendeu os prefeitos e secretários presentes, orientando-os e tirando dúvidas sobre o sistema de acesso, políticas, indicadores e outras questões relacionadas ao tema. Queremos que a Atenção Primária chegue aos municípios e possa atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira universal”, esclareceu.

No ato, o secretário Thiago Fernandes afirmou que a bandeira da atenção primária em saúde será prioridade no governo de Carlos Brandão (PSB). “Vamos, inclusive, ajudar financeiramente os municípios para melhorarmos os indicadores de saúde da nossa população”, frisou.

Wesley Ramos
Solenidade de lançamento da primeira edição do programa
Solenidade de lançamento da primeira edição do programa 'Saúde Itinerante', realizado no auditório Fernando Falcão

Fortalecimento

O deputado Carlos Lula disse ser muito bom poder voltar a se reunir com o Ministério da Saúde para discutir direitos. “Diferentemente do governo anterior, que só negou direitos, o governo do presidente Lula quer construir uma rede de atenção básica que garanta o atendimento universal dos usuários do sistema público de saúde”, destacou.

O deputado Rodrigo Lago afirmou que o programa ‘Saúde Itinerante’ é um ato de desagravo por tudo o que foi feito pelo governo anterior. “Agora temos, de fato, o SUS que funciona e atende a todos que o demandam”, salientou.

“Precisamos ampliar e aperfeiçoar o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). E esse programa vem ao encontro dessa necessidade urgente do Brasil”, defendeu o deputado Márcio Jerry.

“Vejo com muita satisfação a vinda do Ministério ao Maranhão. Estamos desenvolvendo uma gestão própria. Capacitamos nossos próprios funcionários para que essa cultura da boa gestão fique no município. Toda última sexta-feira do mês, reunimos os servidores do sistema de saúde para avaliarmos e planejarmos nossas ações. Estamos aqui com toda a nossa equipe e, com certeza, sairemos ainda mais capacitados para a prestação dos serviços básicos de saúde à nossa população”, afirmou o prefeito de Arame, Pedro Fernandes.

Para a secretária de Saúde de Cândido Mendes, Ângela Carvalho, a ação do Ministério da Saúde chega em muito boa hora. “É uma iniciativa excelente porque nos aproxima e esclarece muitas dúvidas sobre a execução das ações de Atenção Básica. Parabenizo a Assembleia e a Famem por serem parceiras do Ministério nessa ação que contribui para fortalecer os municípios”, enfatizou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA