05/06/2023 19h16

Assembleia realiza sessão solene alusiva à Semana Estadual de Prevenção a Queimaduras no Maranhão

Ato solene contou com a presença dos deputados Roberto Costa, Antônio Pereira, Neto Evangelista, Wellington do Curso, Carlos Lula, Yglésio Moysés e Júlio Mendonça, representantes de entidades, movimentos sociais, órgãos públicos e convidados

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Assembleia realiza sessão solene alusiva à Semana Estadual de Prevenção a Queimaduras no Maranhão
Sessão solene alusiva à Semana Estadual de Prevenção a Queimaduras do Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta segunda-feira (05), no Plenário Nagib Hayckel, sessão solene em alusão à Semana Estadual de Prevenção a Queimaduras do Maranhão, proposta pelo deputado Florêncio Neto (PSB). A cerimônia foi presidida, inicialmente, pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e, em seguida, pelo deputado Florêncio Neto (PSB).

O ato solene contou com a presença dos deputados Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Neto Evangelista (União Brasil), Wellington do Curso (PSD), Carlos Lula (PSB), Yglésio Moysés (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB), representantes de entidades, movimentos sociais, órgãos públicos e convidados.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, dentre ouros, o diretor científico da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o médico cirurgião plástico Antônio Luiz Moreira; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA), Rogério Moreira Lima; a presidente da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras(AMASQ), Andréa Barbosa; o representante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, tenente José Lisboa; a promotora de justiça Maria da Glória e o sobrevivente de queimaduras Daniel Moraes.

Agência Assembleia
Florêncio Neto ressaltou que o momento chamou atenção para uma temática que acomete milhares de irmãos maranhenses em todas as regiões do estado
Florêncio Neto ressaltou que o momento chamou atenção para uma temática que acomete milhares de irmãos maranhenses em todas as regiões do estado

Solidariedade

A presidente da Assembleia solidarizou-se com a luta dos sobreviventes de queimaduras no Maranhão e defendeu uma ação forte de conscientização e diminuição dos fatores de risco em relação ao problema das queimaduras.

“Entre junho de 2019 e junho de 2022, segundo a AMASQ, quase 40 mil pessoas foram internadas por causa de queimaduras no Estado do Maranhão. Esses são números alarmantes e preocupantes. Essa incidência pode ser reduzida com conscientização, informação e diminuição dos fatores de risco. O governador Carlos Brandão deu uma grande contribuição ao enfretamento do problema com a instalação da Ala de Queimados no Hospital da Ilha. Mas precisamos avançar mais. Contem com a Assembleia nesta luta”, ressaltou.

O deputado Florêncio Neto destacou a importância da realização da sessão solene na Semana Estadual de Prevenção de Queimaduras no Maranhão, em cumprimento à Lei Estadual 11.202/2019, de autoria do seu pai, o então deputado Carlinhos Florêncio.

“Esse momento chama a atenção para essa temática que acomete milhares de irmãos maranhenses em todas as regiões do estado. Agradecemos ao governador Carlos Brandão pela sua sensibilidade em inaugurar, recentemente, no Hospital da Ilha, a Unidade de Tratamento de Vítimas de Queimaduras”, ressaltou.

Agência Assembleia
Professora Vanúsia Sousa deu um depoimento sobre ter sido vítimas de queimadura
Professora Vanúsia Sousa deu um depoimento sobre ter sido vítimas de queimadura

Sobreviventes

Daniel Moraes, acadêmico de Caxias, fez um emocionante e dramático relato do seu caso, ocorrido em 2019, quando sofreu queimadura de terceiro grau em 65% do corpo. “Estive nove meses internado e passei um ano e meio de tratamento. Infelizmente, à época, o Maranhão, não tinha uma unidade de tratamento de queimaduras. Fui obrigado a procurar outro estado para fazer meu tratamento”, afirmou.

Outro relato impactante foi o da professora Vanusia Sousa Matos, de Barra do Corda (MA), que teve 50% do corpo queimado por um aluno, dentro da sala de aula. “Sobrevive com o apoio incondicional do meu esposo e da AMASQ. Foram muitos dias sem conseguir dormir devido a tanta dor. Graças a Deus estou aqui contando o meu caso. A nossa luta, agora, é por tratamento adequado e prevenção. Agradeço ao governador Carlos Brandão por instalar uma unidade de tratamento para os sobreviventes de queimaduras no Maranhão”, relatou.

Agência Assembleia
Daniel Moraes, sobrevivente de queimadura, também falou sobre grave situação que enfrentou
Daniel Moraes, sobrevivente de queimadura, também falou sobre grave situação que enfrentou

AMASQ

A Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMSQ) é uma entidade sem fins lucrativos. Foi criada em 2020, na cidade de Caxias, com a finalidade de mobilizar o Maranhão para a prevenção de queimaduras e prestar apoio a sobreviventes de queimaduras. Pretende ser referência na assistência a sobreviventes de queimaduras e na prevenção a queimaduras do Estado do Maranhão.

 

 

 

 

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA