26/05/2023 17h19

‘Encontro de Forrozeiro dos Lençóis Maranhenses” aquece início da alta temporada na região

Doriane Menezes / Agência Assembleia

icone-whatsapp
‘Encontro de Forrozeiro dos Lençóis Maranhenses” aquece início da alta temporada na região
Encontro de forrozeiro nos Lençóis Maranhenses celebra o ritmo mais nordestino do Brasil | Agência Assembleia

A sétima edição do ‘Encontro de Forrozeiro dos Lençóis Maranhenses” levantou areia das dunas de Santo Amaro, no último fim de semana, em um dos maiores e mais tradicionais eventos de forró do Maranhão. A praça principal da cidade já consagrada como um dos principais destinos turísticos do Maranhão ficou pequena para a animação dos milhares de amantes do genuíno forró pé-de-serra, ritmo musical arraigado na cultura nordestina. 

Realizado em dois dias (19 e 20 de maio), o ‘Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses” acende antecipadamente a fogueira junina e aquece o início da alta temporada do turismo na região, sagrando-se a cada ano como o maior evento do gênero no estado, convergindo para lá uma legião de apaixonados por forró, sempre tendo como palco a bela Santo Amaro.

O festival é um braço do grande evento “Tributo ao Rei do Baião”, que homenageia e mantém vivo o legado de Luiz Gonzaga, ícone do gênero, e que ocorre há quase duas décadas em São Luís sob a batuta do jornalista e vereador Marcial Lima. 

Aliando forró e turismo, duas grandes paixões dos brasileiros, o evento tem dado muito certo. E este ano não foi diferente. Cerca de 15 grupos, entre bandas e artistas solos, se reversaram no palco, contagiando a multidão ao som de novos e antigos forrós, num grande “arrasta-pé” do salão que se transformou a praça central de Santo Amaro. 

Agência Assembleia
Evento atrai aficionados por forró e promove a integração cultural entre artistas e público
Evento atrai aficionados por forró e promove a integração cultural entre artistas e público

Integração cultural entre artistas e público

Como todo grande evento, o 'Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses' também tem seu “esquenta”, uma animada reunião de aficionados pelo ritmo, que é realizada na tarde que antecede à noite dos shows. E o que fazem nesse momento? Dançam forró, claro. Jovens, adultos, famílias inteiras reunidas para viverem momentos de diversão e descontração ao som de frenéticas sanfonas, zabumbas e triângulos. 

O evento também busca promover a integração cultural entre artistas e público, valorizando o trabalho dos músicos locais e de outras regiões do país. Chá de Catuaba, Sovaco de Cobra, Pé no Chão, Mané Fanho, Forró Bom Demais, Forró Pegado, Forró do Cabo Zé, Paula Nordestina, Beto do Acordeon, Raimundo Poeta, Fabão do Sax, Tonny Penha e Inacinha Porto foram alguns dos que se apresentaram no festival, que culminou com um grande show do Forrozão Tropikália. 

“A realização de eventos como o ‘Tributo a Luiz Gonzaga’ e o ‘Encontro de Forrozeiros’ é fundamental para a manutenção e valorização das tradições não somente nordestinas, mas brasileiras. Além disso, promover a cultura em um local lindo como este é uma forma de aquecer o turismo e gerar renda para a região. E nós estamos contribuindo com o Maranhão nesse aspecto, divulgando as nossas belezas naturais por meio do forró, esse ritmo tão contagiante e que tem a nossa cara, a nossa essência”, disse Marcial Lima.

E tem mesmo. Que o diga a dona Raimunda Alves, que, aos 85 anos, não perde uma edição do evento, sempre na companhia dos filhos. “Eu amo forró, faz parte da minha vida. Sempre dancei e enquanto eu tiver saúde e puder participar, estarei aqui com minha família usufruindo desses momentos maravilhosos”, disse.   

É inegável que o forró sempre foi elemento principal para atrair o turismo e incrementar os grandes espaços voltados às tradições nordestinas, a exemplo da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro; do Parque do Povo, em Campina Grande; do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo; Central do Forró e Mercado São José, em Pernambuco. E o ‘Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses’ caminha para colocar a cidade de Santo Amaro no circuito dos grandes centros tradicionais do gênero. 

Festival atrai turistas apreciadores do ritmo e movimenta a cidade

Realizado bem no início da alta temporada do turismo local, o evento torna-se uma espécie de chamariz, um convite à apreciação das belezas da região, e o trade turístico local agradece. Exatamente por isso, são os comerciantes e agentes de viagens e de passeios os principais apoiadores do festival.

“Um grande incentivo para toda a cadeia produtiva e uma enorme valorização da nossa cultura e desse destino turístico que é um dos mais apreciados pelo Brasil e o mundo”, afirmou o empresário Alex Bezerra, proprietário de pousada na região. 

Ricardo Barbosa, um dos maiores apoiadores do evento, considera o “Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses” um impulso a mais na promoção do turismo na região e um importante incremento à economia local. “Isso mostra que, se o forró tradicional e a cultura como um todo forem valorizados, podem contribuir muito com o desenvolvimento não só econômico, mas também social. Sem dúvida, o ritmo une as pessoas em torno de uma tradição cultural comum, criando um senso de comunidade e pertencimento, que é o que vemos aqui nesse evento”, disse.

Agência Assembleia
Público se diverte durante a programação do
Público se diverte durante a programação do 'Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses'

Valorização das riquezas culturais e tradicionais

Assim, o evento que acontece nos Lençóis Maranhenses representa uma oportunidade única para os apreciadores do forró e da rica cultura nordestina, tornando-se não só uma celebração a esse ritmo, mas, também, uma forma de valorizar o patrimônio cultural brasileiro e de incentivar o turismo regional.

“Afinal, não há melhor lugar para celebrar a música do que em meio à beleza das dunas e lagos de Santo Amaro. Para nós, maranhenses, é gratificante ver como a cultura popular pode colaborar para o desenvolvimento do nosso Estado, incentivando o turismo e preservando o que temos de melhor, que são as nossas tradições”, disse a professora Vânia Castro Bello, 44 anos”, que participou pela terceira vez do evento e era uma das mais entusiasmadas. 

Originário do sertão nordestino, o forró se espalhou por todo o país, tornando-se um dos gêneros musicais mais populares do Brasil. O ritmo, que mescla elementos da música africana e indígena, representa a identidade cultural do Nordeste e influencia a música brasileira de diversas formas. É um estilo musical que está presente em festas populares, como São João, e até o Carnaval utiliza muitos elementos do gênero, o que é transmitido de geração em geração, mantendo viva a cultura nordestina.

Agência Assembleia
Festival é um braço do “Tributo ao Rei do Baião”, que homenageia e mantém vivo o legado de Luiz Gonzaga, sempre homenageado pelos artistas no palco
Festival é um braço do “Tributo ao Rei do Baião”, que homenageia e mantém vivo o legado de Luiz Gonzaga, sempre homenageado pelos artistas no palco

Ferramenta importante para a promoção da região

Além disso, o forró também é uma forma de promover a inclusão social, já que é um ritmo acessível e popular em todo o Nordeste, independentemente da classe social e do lugar.

Ao analisar a realização da sétima edição do ‘Encontro de Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses’, o organizador do evento, Marcial Lima, concluiu que, por tudo isso, o forró e sua relação com o turismo e a valorização das tradições culturais tem sido uma importante ferramenta para a promoção da região no turismo nacional e internacional. 

“O que era apenas um encontro de amigos apaixonados por forró e pela boa música brasileira, hoje tomou essa dimensão que vai muito além, pois tem enorme capacidade de atrair turistas, promover a alegria, preservar nossa cultura e contribuir com a economia do estado nos mais diversos aspectos”, afirmou Marcial.



ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA