Alunos do Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré visitaram, nesta sexta-feira (4), as dependências da Assembleia Legislativa. A visita foi conduzida pelo deputado Júnior Verde (PRB), que explicou aos alunos o funcionamento da Casa, o trabalho dos parlamentares e de que forma os cidadãos podem acompanhar e sugerir demandas para o Legislativo.
Os estudantes iniciaram a visita pelo Salão Nobre, que abriga uma galeria de fotos dos ex-presidentes da Casa. Lá, eles conheceram um pouco da história daqueles que já conduziram o Parlamento Estadual. Os alunos também foram ao Plenário Nagib Haickel, onde o deputado Júnior Verde explicou o funcionamento político da Casa. Alguns deles não tinham ideia de como as sessões acontecem no plenário.
“Até então eu, por exemplo, não conhecia essa parte da Assembleia. Então é muito interessante que a gente possa participar mais, saber como é, tirar nossas dúvidas. Tem coisas aqui que não sabemos o que acontece, por isso é interessante esse momento conosco, que somos o presente e o futuro”, declarou a estudante Stefany Neves.
O deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente em exercício da AL, destacou a importância da inserção do jovem no Parlamento. “É importante que visitas como essa se repitam sempre, porque quanto mais a juventude e os estudantes conhecerem a Assembleia, mais terão consciência da importância de valorizar a política”, assinalou.
Em seguida, os estudantes seguiram para a Sala das Comissões, onde debateram sobre diversos temas, fizeram questionamentos e sugeriram pautas, que devem virar proposições.
“Aqui foram postas várias necessidades. Inclusive, no ano passado, eu solicitei a reforma dessa e de outras escolas. Em um momento como esse temos a oportunidade de ouvir os estudantes, formular políticas para a juventude, através dos anseios que eles estão nos repassando hoje. É um momento de interação, que nos permite ouvir as necessidades da juventude do estado e transformá-las em proposições”, ressaltou o deputado Júnior Verde.
Telma Maria Ramos, diretora da unidade de ensino, elogiou a iniciativa do deputado Júnior Verde, que só tem a beneficiar e incentivar o senso político nos jovens. "É importante para eles entenderem o que é política. No momento em que eles são esclarecidos, começam a compreender e crescem politicamente. O deputado deveria expandir esse projeto, porque outras escolas precisam fazer com que seus alunos compreendam que precisam se politizar", afirmou.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil