A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) prestigiou o encerramento da primeira fase do ‘Seminário Estadual da Jornada de Alfabetização do Maranhão: ‘Sim, Eu Posso! – Círculo de Cultura’, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - campus do Bacanga - na tarde da última sexta-feira (17).
A iniciativa do Governo do Estado surgiu da necessidade de combater os altos índices de analfabetismo no Maranhão e ensina jovens e adultos maranhenses que nunca tiveram contato com a vida escolar, não apenas a ler e escrever, mas também expandir seus universos além de elevar a dignidade desses cidadãos.
Na ocasião, o governador Flávio Dino (PCdoB), juntamente com o secretário de Educação, Felipe Camarão, secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a consul geral de Cuba para o Nordeste, Laura Bujol e as demais autoridades presentes, celebraram a formatura dos 7.119 recém alfabetizados.
A deputada Ana do Gás ressaltou a importância da iniciativa: “Extremante emocionante o que presenciamos hoje aqui. Aprender a ler e escrever, aperfeiçoa o ser humano, exercita o poder de observação e liberta para uma infinidade de interpretações de mundo. Para mim, essa é uma das iniciativas mais significativas do governo do estado e mais uma vez o governador Flávio Dino e seus secretários estão de parabéns pelos programas que vem sendo executados com tanto profissionalismo e competência. O povo maranhense merece tudo isso e muito mais”.
O programa ‘Sim, Eu Posso’ nasceu em 1961 em Cuba para combater o analfabetismo no país e depois de um tempo, Cuba tornou-se a primeira nação da América Latina a erradicar o analfabetismo. No Maranhão, o programa foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com o Movimento Sem Terra (MST), e tem como referência e método de trabalho a união da pedagogia de Paulo Freire com o modelo do Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac), alfabetizando no tempo recorde de oito meses além de repassar também conhecimento sobre cultura geral.
Integrando o plano de ações ‘Mais IDH’, o programa alfabetizou nessa primeira etapa mais de 7 mil alunos de 8 municípios: Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajau, Santana do Maranhão, São João do Carú e São Raimundo do Doca Bezerra. O ‘Sim, Eu Posso’ terá continuidade este ano de 2017 em mais sete cidades que estão incluídas na lista das 30 de menor Índice de Desenvolvimento Humano.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil