A Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado estadual Rafael Leitoa (PDT), discutiu, nesta quarta-feira (21), a situação da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA Itapiracó). A questão foi levada pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e a reunião contou com a presença do deputado estadual Fábio Braga (SD), e do secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Coelho, além de moradores de bairros próximos à área em questão.
Bira classificou a reunião como muito proveitosa porque, segundo ele, a Comissão teve acesso a informações relevantes acerca da situação da APA, que está ameaçada pela postura de um suposto proprietário que loteou o terreno para fins de venda.
O parlamentar lembrou que o secretário de Meio Ambiente assegurou que a venda dos lotes está embargada e que a Sema não aceita, em hipótese alguma, a destinação da área para outros fins. A área foi construída para usufruto da população.
O parlamentar reforçou que a APA Itapiracó é uma conquista da Ilha de São Luís e do Estado do Maranhão. Segundo ele, quem a frequenta, comprova o fluxo diário de pessoas praticando atividades esportivas. O que, para ele, é uma conquista da cidade e uma estratégia de preservação ambiental.
“A reunião foi proveitosa pelas informações e encaminhamentos, pois o secretário também garantiu que haverá revisão no Plano de Manejo, com a participação da comunidade, a reativação ou a ativação do Conselho Consultivo da APA Itapiracó. As providências estão sendo tomadas para que a área possa ser preservada, conforme definido por lei, desde 1997”, enfatizou.
Bira informou que, por consenso, ficou definido que haverá uma audiência pública a ser realizada provavelmente na própria comunidade, com a participação de todos os órgãos envolvidos na questão. "Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, Ministério Público, assim como a empresa que, supostamente, reclama a posse desses lotes. Quero agradecer, de maneira especial, ao Fórum da APA Itapiracó, que participou por meio de representantes da comunidade. Nós estamos no caminho certo”, concluiu Bira.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil