O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) promoverá, na próxima sexta-feira (13), às 19h, no Espaço Renascença (Renascença II), a rodada de debates “Dialogando sobre a Depressão”, iniciativa que integra um projeto mais amplo intitulado “Cuidando de Vidas”.
O evento, organizado para marcar o Dia Estadual de Combate à Depressão (13 de Setembro), contará com a participação do jornalista e ex-apresentador do programa Bem Estar (Rede Globo), Fernando Rocha, da ex-BBB Fani Pacheco, do cantor Tony Guerra e dos influenciadores digitais Thaynara OG e David Brazil. Além deles, participarão a psicóloga Sandra Ory e o psiquiatra Gilberto Sousa Alves, renomados profissionais da área de saúde mental.
Os ingressos que garantirão o acesso ao evento podem ser trocados por um pacote de leite em pó na Bilheteria Digital (Rio Anil Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping). As doações serão destinadas a instituições que cuidam da saúde mental da população.
O deputado Fábio Macedo é autor das leis 11.072, que institui o Programa de Auxílio Psicológico à Depressão, 11.073, que institui a Política de Atenção, Acompanhamento e Tratamento do Alcoolismo entre Homens e Mulheres, e 11.079, que cria o Dia Estadual de Combate à Depressão (13 de Setembro).
A depressão
É uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa que se torna apática, triste, desanimada, com baixa autoestima e pessimismo, perdendo inclusive o apetite. Ela não escolhe profissão, raça ou condição financeira.
Segundo estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 300 milhões de pessoas. A doença figura como principal causa de incapacitação no mundo e com grande chance de se tornar a segunda maior carga de doença até 2030.
O tratamento é feito com auxílio médico-profissional, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.
O atendimento à depressão é apontado como desafio para a área da saúde pública. O plano de Ação Global de Saúde Mental 2013-2020 da OMS fortaleceu a concepção de que o atendimento à saúde mental deve ser feito em centros comunitários de atenção à saúde. Dessa forma, o atendimento à depressão é sustentado por um conjunto de políticas que possibilita construir modelo de atenção que visa ao atendimento integral do usuário.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil