Simulações de prática de primeiros-socorros e de combate a incêndio marcaram o encerramento do Curso de Formação de Brigada contra Incêndio, na manhã desta sexta-feira (4). A capacitação é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, em conjunto com o Gabinete Militar. A ação tem como propósito capacitar os servidores para atuarem em situações de emergência.
Coube aos bombeiros militares, os sub-tenentes Jean Francis, Jack Sandro e Silva Serra e Oliveira Filho, ministrar o curso para os 40 servidores integrantes de diversos setores da Assembleia Legislativa.
Segundo o diretor administrativo da Assembleia, Antino Noleto, o curso é a continuidade de um amplo programa de capacitação dos servidores da Casa. O evento teve início na terça-feira (1º). A programação foi assim distribuída: terça e quarta os participantes tiveram aulas teóricas focadas em primeiros-socorros e no combate a incêndios. Na quarta-feira, foram realizadas oficinas e, nesta sexta-feira, os simulados.
Importância do curso para os servidores
“É muito interessante que todos os servidores participem e se capacitem para prestar os primeiros-socorros e atuar em situações extremas. A Assembleia tem uma extensão muito grande e é preciso que nós, servidores, possamos atuar em situações de urgência e emergência”, declarou a diretora de Desenvolvimento Social da Assembleia, Silvana Leal.
Para o coordenador do Gabinete Militar da Assembleia, coronel Marcelo Jinkings, o curso é uma das etapas da elaboração do Plano de Ação de Emergência da Assembleia. “Foi um momento ímpar para os nossos servidores. O conteúdo transmitido foi de altíssimo nível e capacitou os servidores para agirem em situações de urgência e emergência. Em breve, daremos continuidade à formação de nossos servidores nessa área”, enfatizou.
De acordo com o sub-tenente Jean Francis, a Assembleia está de parabéns pela iniciativa de capacitar seus servidores para a prática de primeiros-socorros e combate a incêndios. “Poucas instituições têm essa preocupação. E a Assembleia dá o exemplo. Por isso, está de parabéns”, salientou.
Reconhecimento e avaliação dos servidores
Jean Kerle da Silva Cruz, servidor do Gabinete Militar, disse que foi importante participar do curso não somente no sentido de contribuir para o desempenho de suas responsabilidades no setor de trabalho, como também para a convivência social e familiar. “É fundamental que estejamos preparados para ajudar a salvar vidas em situações de urgência e emergência. Agradeço à Assembleia por ter me dado essa oportunidade”, frisou.
Alan Tércio, servidor do Núcleo de Qualidade Ambiental, também reconheceu a importância do curso. “Correspondeu às minhas expectativas. É um curso de suma importância. Recomendo aos demais servidores que façam, porque vale a pena tanto para a situação de trabalho como para outras da rotina da vida”, afirmou.
“Correspondeu e muito à minha expectativa. Defendo que todos os servidores da Casa façam esse curso. É importante não só para ajudarmos o próximo, mas, também para, às vezes, precisar socorrer a si mesmo. Espero que a Casa dê continuidade para fazermos de novo. Não foi só teoria, mas, principalmente, vivência de simulações”, disse Juliene Lima Paz, servidora da Comissão Permanente de Licitação (CPL).
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil