O deputado Ricardo Arruda (MDB) fez, durante a sessão plenária desta quarta-feira (22), um balanço positivo da atuação da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão em busca de um acordo para pôr fim à greve dos professores da rede estadual, destacando a nova proposta apresentada pelo governo à categoria.
O parlamentar relatou que, nesta quarta-feira (22), a Comissão recebeu o secretário adjunto de Estado da Educação, Anderson Lindoso, e que a reunião foi muito produtiva.
De acordo com Arruda, na semana passada, a Comissão já havia recebido representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão ( Sinproesemma).
“Foi uma reunião bastante produtiva, na qual o secretário adjunto trouxe a situação da greve, o estágio das tratativas com a representação sindical dos profissionais da educação e a gente vê a perspectiva muito próxima, se Deus quiser, de um desfecho favorável em relação ao movimento”, afirmou.
O parlamentar disse, ainda, que a nova proposta prevê pagamento de um pouco mais de 11% em duas vezes, sendo a primeira retroativa a janeiro e outra em julho. Com a mediação também do Ministério Público, a nova proposta será submetida às bases até o dia 25 deste mês para se ter um retorno por parte do sindicato.
De acordo com o deputado, o governo comprometeu-se, também, a implantar a chamada 'Pauta Financeira', ainda no primeiro semestre, relativas às gratificações, progressões funcionais e titulações, que ainda se encontram pendentes de aplicação para os profissionais da educação.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil