Ele destacou as práticas de humanização que têm sido aplicadas nas unidades prisionais do Maranhão, por meio da Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social
No programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (4), a jornalista Elda Borges recebeu o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, que falou um pouco sobre os avanços no sistema penitenciário do Maranhão.
Andrade também destacou as práticas de humanização que têm sido aplicadas nas unidades prisionais do Maranhão, por meio da Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social - CIAPIS, como a oferta de alfabetização, ensino fundamental e médio, além de cursos profissionalizantes de pedreiro, costura, artesanato, entre outros.
“Com essa prática em três anos de execução do projeto, conseguimos sair de 1500 presos analfabetos para zero. Depois disso, eles são encaminhados para o EaD Prisional e, posteriormente, ao ensino profissionalizante. Alguns chegam até o ensino superior”, afirmou Murilo Andrade.
Segundo o secretário, o sistema prisional maranhense, hoje, é referência nacional com base nos índices que vêm alcançando nas áreas da educação e do trabalho.
Andrade também comentou sobre a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), realizada em São Luís, na última semana.
O programa 'Café com Notícia' tem apresentação de Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil