Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate o tema educação

Encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda, Florêncio Neto, Fernando Braide, Solange Almeida e Ariston

icone-whatsapp
Agência Assembleia
25/10/2023 17h45 - Atualizado em 26/10/2023 07h46

Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate o tema educação
Décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza foi realizada na tarde desta quarta-feira | Agência Assembleia

Nesta quarta-feira (25), a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza reuniu-se, na Sala das Comissões, e debateu o eixo temático educação, um dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo (MDB) e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Solange Almeida (PL) e Ariston (PSB).

Participaram como convidados o analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva; a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Nádia Dutra; o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paula Catunda; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho; a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Costa, e o superintendente regional de Colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Paulo Mendes. 

A décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza foi aberta com a apresentação de dados relativos à educação no Brasil e no  Maranhão, tendo como referência os níveis básico, fundamental e médio. Os números apresentados foram disponibilizados por diversos institutos, com destaque para os itens analfabetismo, escolaridade e taxas de evasão escolar, entre outros.

Os gráficos mostraram os percentuais do Maranhão em comparação a outros estados da federação. Os convidados presentes interagiram com informações adicionais e análises dentro de suas respectivas áreas. Os parlamentares, por sua vez, fizeram colocações e apresentaram sugestões acatadas pelo deputado Arnaldo Melo para serem colocadas em prática ao longo das próximas reuniões da Frente.

Arnaldo Melo disse, entre outras coisas, que, a partir de agora, os envolvidos nesse trabalho participarão de reuniões paralelas sobre a mesma temática, tendo em vista a amplitude do tema, que precisará ser destrinchado em seus inúmeros aspectos. "No dia 21 de novembro, nós teremos uma reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza para discutirmos renda e empregabilidade. No entanto, antes, iremos continuar discutindo o tema educação, que é bastante amplo e precisa de nossa atenção especial", frisou Arnaldo Melo.

O deputado Ricardo Arruda, presidente da Comissão de Educação da Alema, ressaltou que a Frente chegou a um ponto extremamente importante dentre todos já debatidos. "Nós sabemos que a superação dos indicadores sociais no Maranhão passam, necessariamente, por melhorar as condições educacionais da nossa gente. Logo, a Comissão também está incumbida de aprofundar a temática e identificar fatores que contribuam para a redução dos índices educacionais, analisando os gargalos e outros pormenores, sempre com a participação do governo estadual", frisou. 

Nádia Dutra, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, disse que a chamada do Poder Legislativo é fundamental, uma vez que a educação tem um papel primordial para a mudança do IDH, que ainda é muito desafiador.

"A política educacional tem essa contribuição importante e é sempre necessário discuti-la todos os anos, bem como sua execução nas salas de aula. Nossa maior satisfação está na objetividade dessa agenda, sendo necessário, também, discutir esses assuntos com os municípios", finalizou. 

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA