O pianista Willame Belfort, idealizador do projeto, falou sobre a concepção e o objetivo maior da iniciativa que reúne músicos instrumentistas, cantores líricos e corais
O ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (21), na TV Assembleia, recebeu o produtor musical e pianista Willame Belfort, acompanhado dos também pianistas Brenon Giles, de 12 anos, e Eduardo Haiashi, de 6 anos. Eles fazem parte do projeto “Jovens Solistas”, que leva concertos musicais de forma itinerante a bairros periféricos e da zona rural de São Luís, de forma gratuita, com o intuito de descentralizar e democratizar o acesso à arte.
No bate-papo com a jornalista Elda Borges, Willame Belfort falou sobre a concepção do projeto, do qual é idealizador, e o objetivo maior da iniciativa que reúne músicos instrumentistas, cantores líricos e corais.
“Nossa principal finalidade é descentralizar e democratizar o acesso à música clássica. Com o nosso projeto, a gente sai dos espaços tradicionais onde são realizados os concertos, como os teatros, levando esse acesso, de forma gratuita, à música clássica que é produzida no nosso estado”, disse.
Willame Belfort destacou ainda que o Maranhão tem uma bagagem histórica de produção de música clássica. “Se formos fazer uma pesquisa histórica e política, desde o século XIX o Maranhão foi um dos mais importantes nesse sentido. Nessa época, grandes sinfonias de ópera, de teatro passaram pelo Maranhão para, depois, serem exportadas para o Rio de Janeiro. Atualmente, temos grandes profissionais também no exterior sendo expoentes”, assinalou.
O idealizador do projeto “Jovens Solistas” chamou a atenção, também, para a necessidade de políticas públicas que fomentem, cada vez mais, a produção cultural e artística no Maranhão.
“A gente tem construído esse trabalho com jovens instrumentistas que, futuramente, se continuarem no projeto e com seus estudos, vão ser grandes pianistas não só no Maranhão, mas mundo afora”, completou Willame Belfort.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil