O deputado Raimundo Cutrim (DEM) fez a leitura hoje (segunda-feira, 2) de um requerimento onde solicita ao presidente da Comissão de Ética, deputado Edivaldo Holanda (PTC), que promova as medidas necessárias para esclarecer o suposto envolvimento dos nome
Nice Moraes
Repórter da Assecom
O deputado Raimundo Cutrim (DEM) fez a leitura hoje (segunda-feira, 2) de um requerimento onde solicita ao presidente da Comissão de Ética, deputado Edivaldo Holanda (PTC), que promova as medidas necessárias para esclarecer o suposto envolvimento dos nomes dos deputados Paulo Neto (PSB) e Soliney Silva (PSDB), no assassinato do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu — o Bertim.
Raimundo Cutrim lembrou que desde a morte do prefeito Bertim, várias versões foram apresentadas sobre a possível motivação daquele assassinato. Em seu requerimento, ele relata que em toda imprensa foram divulgados um verdadeiro lamaçal de negócios escusos e nebulosos nos quais estavam mergulhados o prefeito e, em meio a toda essa celeuma, apareceram os nomes dos deputados Paulo Neto e Soliney Silva, como pessoas que faziam transações com cheques da Prefeitura de Presidente Vargas.
Na opinião de Raimundo Cutrim, a Assembléia Legislativa ainda não pronunciou acerca dos fatos, presumivelmente porque está aguardando o término das investigações para dar uma resposta à sociedade maranhense, “acaso resultassem elementos de convicção de quebra de decoro parlamentar por parte dos referidos deputados”.
Mas, no entendimento de Cutrim, não é mais possível que a Assembléia Legislativa fique inerte diante de fortes declarações feitas à imprensa, como a do ex-vereador de Presidente Vargas, Boaventura Mendes, em que se propôs inclusive, a fazer acareações, caso sejam necessárias, sobre a utilização de cheques da prefeitura para a obtenção de vantagens de cunho pessoal por parte do deputado Soliney Silva, com a intermediação do deputado Paulo Neto.
Raimundo Cutrim solicitou medidas à Comissão de Ética, haja vista a possibilidade de infrigência dos art. 55, inc II, da Constituição federal; Art. 38, inciso 1º da Constituição Estadual; art. 78 do regimento Interno e art. 12, inciso III do Código de ética e decoro parlamentar pelos deputados Paulo Neto e Soliney Silva.
O deputado Pavão Filho (PDT), que presidiu a sessão de hoje, lembrou ao deputado Raimundo Cutrim que o mesmo deve encaminhar o requerimento ora apresentado, à Mesa Diretora ou ao plenário da Assembléia Legislativa.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil