12 de novembro de 2025
Ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias é discutida no programa ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA)
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
O programa ‘Café com Notícias’, exibido nesta quarta-feira (13) na TV Assembleia, abordou uma proposta que promete mudar a rotina de muitas famílias brasileiras: a ampliação gradual da licença-paternidade de cinco para 20 dias. O tema foi debatido com o advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).
Segundo Frazão, o projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e voltou ao Senado para nova análise. “Representa um avanço importante na consolidação dos direitos parentais no Brasil. A ampliação será feita de forma progressiva, começando com 10 dias e chegando a 20 após quatro anos da vigência da futura lei”, afirmou.
O advogado explicou que a ideia é garantir que o pai tenha mais tempo para participar dos primeiros cuidados com a criança. “O projeto prevê que a remuneração integral seja mantida e o pagamento, no caso dos empregados formais, será compensado pela Previdência Social. O texto também contempla situações especiais, caso o filho seja uma criança com deficiência”.
Além disso, será possível dividir o período de afastamento em duas partes, desde que o primeiro seja logo após o nascimento ou a adoção. “O projeto reforça o direito dos pais e a responsabilidade compartilhada no cuidado familiar. A legislação concentrou a atenção na licença-maternidade, mas hoje se reconhece que a presença paterna também é essencial nesse início”, pontuou.
Para Frazão, a mudança ajuda a equilibrar o papel dos cuidadores e fortalece os vínculos afetivos desde os primeiros dias. “O texto ainda prevê situações específicas, como a prorrogação da licença em caso de internação da mãe ou do recém-nascido e a suspensão do benefício se houver indícios de violência doméstica ou abandono”, acrescentou.
O advogado destacou ainda o caráter simbólico da proposta. “Mais do que um benefício trabalhista, é uma política pública que incentiva a presença paterna e o cuidado responsável. Essa é uma pauta que dialoga com os novos tempos e com a ideia de paternidade ativa, que vai muito além de prover financeiramente”.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado por Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Aprovadas MPs que instituem programas que beneficiam gestantes e recém-nascidos e de promoção da geração de emprego e renda
Ambas as matérias foram encaminhadas à promulgação
Assembleia Legislativa faz um minuto de silêncio em memória de Maria do Amparo Fernandes
A servidora pública Maria do Amparo trabalhava como cozinheira no Batalhão de Polícia Militar de Coelho Neto
‘Café com Notícias’ destaca o projeto “Caligrafia Viva”, do Sesc, e reforça importância da leitura e escrita
A bibliotecária Lisiane Bessa explicou que o projeto é desenvolvido por meio de rodas de leitura, oficinas de…
Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale
Parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado
Presença da campeã mundial Ana Paula marca evento de handebol em Caxias e reforça atuação do deputado Adelmo Soares
Ana Paula participou de treinamentos, rodas de conversa, sessões de autógrafos e momentos de interação direta com os…
‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres
Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina
Procon orienta consumidores sobre direitos e alerta para golpes, no ‘Diário da Manhã’
Ricardo Cruz, diretor do Viva Procon, explica como agir em casos de reajustes indevidos de planos de saúde,…
Deputado Adelmo Soares realiza segunda etapa de entrega de cestas básicas aos mototaxistas de Caxias
Ação, que faz parte do Programa Mototáxi Valorizado, de iniciativa do parlamentar, beneficiou 500 mototaxistas, que receberão as…