10 de junho de 2025
‘Café com Notícias’ destaca o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação
Para Jucielly Oliveira, o título conquistado pelo Maranhão e pelo Brasil marca uma nova era e fortalece a pecuária nacional

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
Em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, desta terça-feira (10), a presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Jucielly Oliveira, celebrou o reconhecimento oficial do Maranhão e do Brasil como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O reconhecimento ao estado feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), marca uma nova era para a pecuária maranhense. O Brasil recebeu, no dia 6 deste mês, o certificado internacional da Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA) de País Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, durante solenidade realizada em Paris, na França. O reconhecimento abrange todas as regiões do país, incluindo o Maranhão, que desde abril de 2024 já havia sido reconhecido no âmbito nacional.
Segundo Jucielly Oliveira, o reconhecimento é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, produtores rurais, técnicos da AGED e diversas entidades do setor agropecuário maranhense e nacional. “É um marco histórico para o Maranhão e par ao Brasil. Esse status coloca nosso estado em um novo patamar no cenário nacional e internacional, abrindo portas para mercados mais exigentes”, afirmou a presidente.
Durante a entrevista, Jucielly explicou que o processo para alcançar esse status exigiu um rígido controle sanitário, campanhas de vacinação bem-sucedidas ao longo dos anos e a estruturação de um sistema de vigilância robusto. Com a suspensão da vacinação, o estado entra em uma nova fase, na qual o monitoramento e a resposta rápida a qualquer foco da doença se tornam ainda mais fundamentais.
Competitividade
A presidente da AGED também destacou os benefícios econômicos que a nova classificação traz ao estado. “O Maranhão passa a ser visto como um estado com alto padrão sanitário, o que atrai investimentos e aumenta a competitividade da nossa carne bovina e de outros produtos pecuários”, explicou.
Mesmo com conquista, Jucielly reforçou que o trabalho continua. “Agora, mais do que nunca, precisamos manter o compromisso com a sanidade animal. A AGED seguirá firme nas ações de fiscalização, educação sanitária e parceria com os produtores”, concluiu.
O Maranhão se junta a outros estados brasileiros também reconhecidos como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, assim como todo o Brasil, fortalecendo o compromisso em manter a doença erradicada e a valorização da pecuária nacional.
Mais notícias
Com equipe multidisciplinar, Assembleia garante assistência médica a frequentadores do Arraial
O atendimento médico auxiliará tanto quem está de lazer como quem precisa trabalhar no local da festa
Audiência Pública discute situação de cursos de graduação em Caxias
O foco do encontro foi debater a problemática do curso de Medicina, que obteve nota insatisfatória, e possíveis…
Comerciantes que atuarão no Arraial da Assembleia recebem treinamento de combate a incêndio
Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre princípios de incêndio e passaram por uma atividade prática com…
Aluízio Santos anuncia emendas para o Aldenora Bello
Parlamentar contou que fez a indicação na terça-feira (17)
Kekê Teixeira destaca ações do governo estadual em Açailândia e Imperatriz
Parlamentar ressaltou obras e investimentos que, segundo ele, beneficiam diretamente a população local e demonstram o compromisso da…
Deputado Leandro Bello garante importantes obras em Timon
Avanços representam mais qualidade de vida para a população
Deputado Davi Brandão lança a segunda edição do programa Qualifica Bacabal
Capacitação gratuita é voltada para jovens e adultos e, nesta edição, oferta 1.350 vagas em cursos profissionalizantes
‘Diário da Manhã’ destaca consulta pública para definição de metas do Judiciário em 2026
Pesquisa está disponível até o próximo dia 30 e conta com a participação de todos os Tribunais de…