09 de junho de 2025

Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas sobre Código de Defesa do Consumidor no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Baldez explicou a ouvintes as regras legais para a troca de produtos no comércio, compras on-line, segunda via de contratos e outras questões

Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas sobre Código de Defesa do Consumidor no ‘Diário da Manhã’

Ronald Segundo recebeu Ricardo Baldez na edição desta segunda-feira de ‘O Diário da Manhã’

Agência Assembleia / Foto: Meike Braga

Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, nesta segunda-feira,9, o diretor de Orientação e Assistência ao Consumidor do Viva/Procon-MA, Ricardo Baldez, esclareceu dúvidas de consumidores, no quadro ‘Tribuna do Consumidor’. O programa tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o diretor do Procon/MA respondeu a questionamentos de ouvintes sobre diversas questões, entre elas reclamações relacionadas a direitos básicos do consumidor, segunda via de contratos, troca de produtos em estabelecimentos comerciais e cobranças de flanelinhas em áreas destinadas a estacionamento de veículos.

Ricardo Baldez fez uma explanação sobre dispositivos do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). Ele explicou que o Procon Maranhão tem como finalidade promover e executar a Política das Relações de Consumo no Maranhão e promover a defesa do consumidor no âmbito estadual.

“Nós somos um órgão que está permanentemente à disposição dos consumidores em geral para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e de serviços, bem como a apuração desses atos, quer seja na esfera administrativa ou judicial”, esclareceu Ricardo Baldez.

Ao falar sobre práticas abusivas que são combatidas pelos órgãos de defesa do consumidor, Baldez frisou que o Procon também tem uma função pedagógica e assinalou que “o consumidor é o melhor fiscal na relação de consumo”.

Internet

O diretor de Orientação e Assistência ao Consumidor do Viva/Procon-MA observou que, atualmente, são muitas as ofertas de produtos e serviços que seduzem os consumidores. Dentre as mais variadas formas de se comprar um produto, há aquela feita pela internet.

Baldez declarou que a grande facilidade e a comodidade na realização das compras, pela internet, chamam a atenção dos consumidores. Assim, seja para evitar enormes filas em shoppings e lojas do centro da cidade, seja pelos preços mais baratos, o consumidor opta por ficar em casa na hora de comprar alguns produtos.

Com o intuito de se garantir negociações sem dores de cabeça, Ricardo Baldez forneceu as principais informações e direitos que poucos conhecem, mas que garantem ao consumidor boas compras pelo sistema on-line.

Mais notícias

Com equipe multidisciplinar, Assembleia garante assistência médica a frequentadores do Arraial

O atendimento médico auxiliará tanto quem está de lazer como quem precisa trabalhar no local da festa

Audiência Pública discute situação de cursos de graduação em Caxias

O foco do encontro foi debater a problemática do curso de Medicina, que obteve nota insatisfatória, e possíveis…

Comerciantes que atuarão no Arraial da Assembleia recebem treinamento de combate a incêndio

Durante a ação, os participantes receberam orientações sobre princípios de incêndio e passaram por uma atividade prática com…

Aluízio Santos anuncia emendas para o Aldenora Bello

Parlamentar contou que fez a indicação na terça-feira (17)

Kekê Teixeira destaca ações do governo estadual em Açailândia e Imperatriz

Parlamentar ressaltou obras e investimentos que, segundo ele, beneficiam diretamente a população local e demonstram o compromisso da…

Deputado Leandro Bello garante importantes obras em Timon

Avanços representam mais qualidade de vida para a população

Deputado Davi Brandão lança a segunda edição do programa Qualifica Bacabal

Capacitação gratuita é voltada para jovens e adultos e, nesta edição, oferta 1.350 vagas em cursos profissionalizantes

‘Diário da Manhã’ destaca consulta pública para definição de metas do Judiciário em 2026

Pesquisa está disponível até o próximo dia 30 e conta com a participação de todos os Tribunais de…