12 de abril de 2025
‘Maranhão no Campo’ destaca riscos e ilegalidade na venda de agrotóxicos fracionados
Convidada foi a engenheira agrônoma Filomena Carvalho, coordenadora de Inspeção Vegetal e Insumos Agrícolas da Aged-MA
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido no sábado (12), na TV Assembleia, recebeu a engenheira agrônoma Filomena Carvalho, coordenadora de Inspeção Vegetal e Insumos Agrícolas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). A especialista abordou um tema de grande relevância para o setor agropecuário, a ilegalidade na venda de agrotóxicos fracionados e os riscos associados a essa prática.
Filomena Carvalho afirmou que a comercialização de agrotóxicos de forma fracionada é proibida por lei. A prática está prevista no Art. 18 da Lei Estadual nº 8.521/2006 como ilegal, e representa uma séria infração tanto à legislação sanitária quanto à ambiental.
“A Aged vem realizando rotineiramente fiscalizações para combater essa prática ilegal. Portanto, alertamos aos produtores e agricultores que busquem adquirir produtos em lojas registradas na Aged e rejeitem qualquer produto que caracterize adulterações, como o uso de garrafas PET ou embalagens reutilizadas”, destacou.
Além da ilegalidade, Filomena Carvalho ressaltou os riscos que o uso e o comércio de agrotóxicos fracionados representam para a saúde pública e para o meio ambiente. O fracionamento pode comprometer a eficácia do produto e aumentar a toxicidade, expondo trabalhadores rurais, consumidores e ecossistemas a substâncias perigosas.
Durante a conversa, ela também reforçou a importância do controle e da regulamentação desses insumos. “Todo produto agrotóxico deve ter registro na Aged, e os estabelecimentos comerciais precisam estar devidamente cadastrados para poder realizar a venda”, disse.
Por fim, a entrevistada disse que a Aged-MA atua de forma descentralizada por meio de 18 Unidades Regionais distribuídas por diversos municípios maranhenses, incluindo Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru-Mirim, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Viana e Zé Doca, além da sede localizada na capital.
O programa ‘Maranhão no Campo’ tem apresentação de Mário Porto e vai ao ar todos os sábados, às 8h, pela TV Assembleia, com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Escola do Legislativo promove capacitação ‘Formação de Brigada de Incêndio’
Curso é voltado para servidores da Casa
Júnior Cascaria propõe inclusão do Festejo de São Benedito no Calendário de eventos religiosos do Maranhão
Parlamentar destacou a importância histórica, cultural e econômica da celebração, que ocorre todos os anos no município, no…
Com apoio do deputado Neto, Instituto João Evangelista volta à ativa com mutirão de atendimentos oftalmológicos
Totalmente revitalizado, o espaço voltou a oferecer atividades destinadas à promoção social, esportiva e cidadã de crianças, jovens…
Catulé Júnior anuncia viaturas e criação de Batalhão da PM em Caxias
Deputado relatou que se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e com o subchefe…
Adelmo Soares viabiliza primeiro Mutirão de Saúde em São Luís com recorde de público e apoio do Governo do Maranhão
Ação ofereceu consultas clínicas, exames laboratoriais e atendimentos oftalmológicos, beneficiando centenas de moradores da capital
Psicóloga Valentina Abreu orienta sobre saúde mental das mulheres
Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira
‘Diário da Manhã’ – Contabilista explica novidades no IRPF e taxação dos altos rendimentos
Sócio e CEO da Prime Contabilidade, André Veras, falou sobre isenção de Imposto de Renda de Pessoa Física para quem…
Ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias é discutida no programa ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados…