17 de dezembro de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor

Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia

‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor

Médica Silvana Teixeira com as apresentadoras Marina Sousa e Lêda Lima

Agência Assembleia

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia, nesta quarta-feira (17), abordou a relação entre alimentação equilibrada e qualidade de vida. As apresentadoras Lêda Lima e Marina Sousa receberam a endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira, que falou sobre o tema “Comer bem para viver melhor”, destacando como escolhas alimentares conscientes impactam diretamente a saúde física e emocional.

Durante a entrevista, a especialista explicou que uma boa alimentação vai muito além de dietas restritivas. Segundo Silvana Teixeira, comer bem significa priorizar alimentos naturais, variados e nutritivos, respeitando as necessidades individuais de cada pessoa. Ela ressaltou que hábitos alimentares saudáveis ajudam na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares.

A endocrinologista também chamou atenção para a importância do equilíbrio e da regularidade nas refeições. De acordo com ela, pular refeições ou consumir excessivamente alimentos ultraprocessados pode prejudicar o metabolismo e o funcionamento do organismo. “É fundamental criar uma relação saudável com a comida, sem culpa, mas com responsabilidade”, pontuou.

Saúde mental

Outro ponto destacado foi a influência da alimentação na saúde mental. A médica explicou que nutrientes presentes em alimentos naturais contribuem para o bom funcionamento do cérebro, ajudando no controle do estresse, da ansiedade e na melhora do humor.

Ao final da entrevista, Silvana Teixeira reforçou que pequenas mudanças no dia a dia já fazem diferença, como beber mais água, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, e reduzir o consumo de açúcar e alimentos industrializados. A mensagem central, segundo ela, é que comer bem é um ato de cuidado com o corpo e com a vida.

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas