Roberto Costa



José Roberto Costa Santos MDB

Aniversário: 18/03
Profissão: Administrador
Assessor: (98) 99203-1515
Fone: (98) 3269-3290 Ramal: 3455 e 3289
E-mail: ascomrobertocosta@gmail.com
Site: http://www.robertocostama.com

Biografia


Roberto Costa cresceu no bairro Codozinho, em São Luís. É filho do meio de Roberto Oliveira, o ex-jogador de futebol do Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético Clube, e de Elza Maria, Procuradora Federal, formada em direito e filosofia, militante de movimentos sociais e políticos.

Estudou no Colégio Sousândrade e na Escola Modelo Benedito Leite, época em que ingressou no movimento estudantil e foi eleito Diretor de Imprensa da UMES. Roberto se formou em Administração e Gestão de Recursos Humanos.

ATUAÇÃO POLÍTICA:

Roberto trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão e no Senado Federal. Desenvolveu um excelente trabalho nos diretórios Estadual e Municipal do PMDB, tendo como referência política o ex-senador João Alberto, com quem aperfeiçoou a arte da militância partidária e princípios da transparência com a questão pública.

Em 2009, tomou posse como deputado estadual (suplente) e foi convidado por Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV). Durante sua gestão à frente da secretaria, Roberto inovou nos 37º Jogos Escolares Maranhenses (JEMS), regionalizando as etapas da competição e batendo o recorde de participação de atletas e de municípios.

Como secretário de Estado, promoveu resultados de densos trabalhos na implantação do Projovem Urbano e Trabalhador, com a inclusão de mais de 35 mil jovens com qualificação profissional e social.

Reativou a formação de Grêmios Estudantis, além de realizar congressos, seminários e encontros para o fortalecimento da juventude. Desta forma, se tornou secretário de Esporte e Juventude com maior destaque no estado do Maranhão.

MANDATO:

Atualmente, exerce o 5º mandato. Na legislatura de 2018-2022, Roberto foi membro da Mesa Diretora como 4° secretário. Neste mandato, o parlamentar atua como 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Suas ações como deputado estadual atendem diversas áreas, como cultura, esporte, infraestrutura, juventude, saúde e educação, principalmente, em defesa das mulheres, crianças, jovens e idosos. Celebra o Dia das Mães e o Dia das Crianças com uma grande festa, reunindo multidões e fazendo sorteio de premiações. Desenvolve o projeto “Mamãe Feliz”, que entrega enxovais para as gestantes maranhenses; o “São João da Emoção", reunindo milhares de brincantes, enriquecendo ainda mais a cultura do Maranhão. Também realiza entrega de cestas básicas, peixes, frangos, motores de rabeta para trabalhadores no ramo da pesca e outras ações importantes.

PRINCIPAIS LEIS:

Em 2019, teve dois grandes projetos aprovados e sancionados: a Lei nº 11.056/19, que dá prioridade aos portadores de diabetes em filas de órgãos públicos, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais; e a Lei nº 11.067/19, que assegura equidade salarial entre homens e mulheres que prestarem o mesmo serviço através de empresas contratadas do Governo do Estado.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA