"Cuidando de Vidas" leva atendimento em saúde mental para a população maranhense

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Fábio Macedo
03/10/2019 17h21 - Atualizado em 03/10/2019 17h46

"Cuidando de Vidas" leva atendimento em saúde mental para a população maranhense
Fábio Macedo é o idealizador do projeto "Cuidando de Vidas" | Divulgação

Idealizado pelo deputado estadual Fábio Macedo (PDT), o projeto "Cuidando de Vidas" é uma iniciativa que se propõe a levar atendimento em saúde mental, ações sociais e a realização de sonhos para comunidades mais carentes do Maranhão. As ações começaram em São Luís e, em breve, se estenderá para todo o Maranhão.

"O 'Cuidando de Vidas' é um sonho, uma inspiração surgida a partir de um dos piores momentos da minha vida, quando vivenciei a depressão. Quando consegui me reerguer, quis fazer algo que tivesse um retorno para a nossa população, principalmente na área de saúde mental, que ainda carece significativamente de políticas públicas", disse Fábio Macedo.

Por meio de uma caravana itinerante, o projeto já conta com uma van e um automóvel, que funcionarão nas comunidades como ambulatório móvel de saúde mental, ofertando atendimento médico psiquiátrico especializado e escuta qualificada com psicólogos. Todos os serviços serão oferecidos de forma gratuita e terão início a partir do mês de novembro.  Os casos de maior complexidade serão encaminhados à rede estadual de saúde para unidades de referência. 

Além das caravanas, também serão realizadas ações direcionadas à prevenção, combate e tratamento à depressão e outras doenças relacionadas; ações sociais e educativas, ajuda e a realização de sonhos para as famílias mais carentes.

Em São Luís, o "Cuidando de Vidas" já realizou o "Dialogando sobre a Depressão", que marcou o Dia Estadual de Combate à Depressão, com um bate-papo entre profissionais de saúde e depoimentos de pessoas que já enfrentaram o problema. Também entregou mais de uma tonelada de leite ao Hospital Estadual Nina Rodrigues e realizou o sonho de Adão do Geladinho, presenteando o adolescente e sua família com uma televisão, camisa oficial do Corinthians e uma equipagem completa de futebol, que eram sonhos do garoto. 

Cuidando de Vidas

O Projeto Cuidando de Vidas nasceu de uma inquietação do deputado estadual Fábio Macedo, que após sofrer com a depressão, percebeu a dificuldade que os maranhenses tem em tratar a doença. Além do tratamento caro e inacessível para boa parte da população, ainda existem muitos preconceitos e mitos sobre o tema.

Desta forma, o parlamentar apresentou dois projetos que, posteriormente, viraram leis e estabelecem a criação do Programa de Auxílio Psicoterápico para pessoas com Depressão e o Dia Estadual de Combate à Depressão em 13 de setembro. Ainda buscando políticas públicas em âmbito nacional, Fábio Macedo entregou um projeto que estabelece o Dia Nacional de Combate à Depressão ao deputado Federal Gil Cutrim, que deu entrada na Câmara Federal para apreciação e aprovação.

 

 

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA