Fábio Macedo pede explicações da empresa Eneva sobre exploração de gás e petróleo no Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia / Dep. Fábio Macedo
08/10/2019 11h12 - Atualizado em 08/10/2019 15h14

Fábio Macedo pede explicações da empresa Eneva sobre exploração de gás e petróleo no Maranhão
Fábio Macedo discursa na tribuna da Alema pedindo explicações acerca das atividades da Eneva no Estado | Bieman Prado

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária de segunda-feira (7), o deputado estadual Fábio Macedo voltou a chamar a atenção para a falta de interesse que a empresa Eneva tem em disponibilizar parte da produção do gás natural explorado no Maranhão, para utilização do produto como combustível veicular, o GNV.

O parlamentar pedetista ressaltou ainda as tentativas da empresa em "esconder informações importantes sobre a descoberta de poços de petróleo encontrados no estado". Disse também que já são várias as tentativas de diálogo com a empresa, através de reuniões, visitas ao Complexo Parnaíba e, por fim, com a realização de uma audiência pública para se chegar a uma negociação e análises de viabilidade da exploração do produto.

" Todos aqui são testemunha da nossa luta pelo GNV no Maranhão e das várias tentativas de dialogar com a Eneva, mas percebemos que a empresa não tem nenhuma boa vontade de disponibilizar um pouco desse recurso para uso do povo do Maranhão como gás natural veicular, o que, com certeza, iria ajudar a vida de muitas pessoas no tocante ao impacto econômico, já que muitos utilizam o veículo como meio de sustento da família”, disse Macedo.

Segundo o parlamentar, a Eneva explora e lucra das riquezas do Maranhão e que sua última descoberta foi a do petróleo no estado. “Mas essa informação eu só tive acesso porque foi vazada por sites e revistas nacionais, pois a empresa mesmo não comenta nada sobre o assunto. Então eu gostaria de dizer que esta Casa, que tem um papel fundamental de fiscalizar, está atenta à exploração de toda e qualquer riqueza produzida, inclusive desse petróleo, que também é um recurso dos mais de sete milhões de maranhenses”, enfatizou o deputado.

Ainda de acordo com Fábio Macedo, é explorado diariamente pela empresa cerca de 8 milhões de metros cúbicos de gás para produção de energia, que é toda vendida para fora do estado. E que se fosse disponibilizado um pouco desse gás como combustível veicular no estado seriam necessários apenas 50 mil metros cúbicos diários.

"Nós fizemos várias tentativas sempre usando o bom diálogo, inclusive por meio da Comissão Temática de Assuntos Econômicos desta Casa, a qual tenho a honra de ser presidente. Nada temos contra a Eneva e nem outra empresa qualquer que se instalou em nosso Estado, mas não é justo que uma companhia que fatura bilhões aqui não ligue e nem olhe para as necessidades da nossa população", acrescentou Macedo.

Petróleo

A informação da descoberta de poços de petróleo no Maranhão foi noticiada pela Revista Exame, de grande notoriedade e circulação nacional. De acordo com o periódico, a informação de que a Eneva encontrou recentemente indícios de petróleo foi publicada pelo site Brazil Journal. Em comunicado ao mercado, a companhia confirmou que identificou este ano indícios de óleo e gás em um poço na Bacia de Parnaíba e ressaltou que o volume e a viabilidade econômica do material ainda precisam ser apurados.

Desde que a notícia sobre os indícios de petróleo veio à tona, as ações da companhia subiram 7% na Bolsa de Valores. A empresa, que saiu de uma recuperação judicial em 2016, teve lucro de 886 milhões de reais em 2018 e vale 9,6 bilhões de reais.

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA