Sementinha prorroga suspensão de aulas presenciais por mais 30 dias

Jéssica Barros - Agência Assembleia
28/05/2020 15h36 - Atualizado em 28/05/2020 15h59

Sementinha prorroga suspensão de aulas presenciais por mais 30 dias
Os alunos da Creche-Escola Sementinha continuarão tendo acesso às videoaulas até o restabelecimento das aulas presenciais | Agência Assembleia

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), prorrogará a suspensão das aulas presenciais por mais 30 dias, conforme determinações do Ministério da Educação e do Governo do Estado, devido à pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, o ensino continuará a distância, por meio de videoaulas e agenda virtual.

As videoaulas, gravadas no estúdio do Complexo de Comunicação, são transmitidas pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2 ou da TVN) e, em seguida, disponibilizadas no canal oficial da Alema no Youtube. A agenda virtual, por sua vez, é atualizada semanalmente no Classroom, ferramenta gratuita do Google. Os conteúdos de ambos os canais seguem o cronograma escolar mensal.

Em março, no inicio do isolamento social, professores, estudantes e servidores da área educacional foram afastados das salas de aulas, para evitar contato físico e aglomerações. Desde então, o corpo docente da Sementinha busca meios para que os alunos do ensino infantil e fundamental, com o auxílio de familiares responsáveis, continuem a rotina de atividades para que, dessa maneira, os prejuízos escolares sejam minimizados.

Férias e Retorno

Seguindo todas as determinações e protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a direção da Sementinha decidiu que as férias escolares serão cumpridas no mês de julho, com retorno presencial previsto para 3 de agosto. O objetivo é garantir um espaço maior de recuperação e evitar qualquer situação que implique em risco de contágio, por conta da Covid-19.

A diretoria garante ainda que, ao retornar, seguirá uma programação para tentar suprir toda a demanda pendente de correção de atividades, assim como reforçará conteúdos aplicados no primeiro semestre. De forma paralela, haverá inserção dos conteúdos inéditos do segundo semestre.