Especialistas debatem prevenção à automutilação e suicídio no terceiro dia do ciclo de lives alusivas ao 'Setembro Amarelo'

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
23/09/2020 15h23 - Atualizado em 23/09/2020 18h10

Especialistas debatem prevenção à automutilação e suicídio no terceiro dia do ciclo de lives alusivas ao
Jhonattan Coutinho e Ruy Cruz abordaram os desafios da política de prevenção à automutilação e suicídio no terceiro dia do ciclo de lives em alusão ao 'Setembro Amarelo', na Rádio Assembleia Online | Elias Auê / Agência Assembleia

No terceiro dia do ciclo de lives na Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com), alusivas à campanha ‘Setembro Amarelo’, de iniciativa da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa, o psicólogo Ruy Cruz e o presidente do Núcleo de Apoio à Vida de São Luís, Jhonatan Coutinho, mediados pelo radialista Emanuel de Jesus, debateram a temática "Os desafios da política de prevenção à automutilação e suicídio".

A programação, que conta com a parceria da Diretoria de Comunicação, Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e Escola do Legislativo, começou na segunda-feira (22) e será encerrada nesta sexta-feira (25).

Na live, que também está sendo transmitida nas páginas oficiais da Alema no Facebook e Instagram, os convidados falaram sobre prevenção e destacaram a importância do Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

“O CVV é um instrumento de escuta humanitário, sigiloso, amoroso e, o mais importante, sem julgamentos, voltado para pessoas com o lado emocional abalado e que querem conversar”, explicou Jhonattan Coutinho.

Voluntários 

Já o Núcleo, segundo Jhonatan, prepara os voluntários para o CVV. “Devem ser pessoas solidárias e dispostas a ouvir as questões emocionais do outro, com a mente aberta e sem julgamentos, por meio de uma linha sigilosa. É simplesmente uma conversa, mas que pode mudar o rumo de uma vida”, explicou.

Jhonatan pontuou ainda o parâmetro de atendimentos em nível nacional. “Em 2018, foram 1 milhão de atendimentos e, em 2019, subiu para 3 milhões. Já neste ano, a estatística se mantém estável, porque os voluntários fizeram o atendimento de forma remota”.

A ligação é gratuita e está disponível para todo o país pelo telefone 188. Para quem tiver interesse em ser voluntário, as informações podem ser obtidas no site www.cvv.org.br/voluntario , onde estão disponíveis as datas dos cursos para experiências teóricas e práticas.

O psicólogo Ruy Cruz chamou a atenção para a necessidade de ampliação do CVV, um trabalho de prevenção e de valorização à vida, que fortalece a política em prol da saúde mental

“Precisamos de mais voluntários e da contribuição de organizações para o crescimento desse canal de solidariedade, que tem mostrado resultados positivos. O suicídio é um ato de desespero e ter pessoas que possam ajudar o outro a refletir sobre sua vida, se colocando à disposição, principalmente sem julgamentos, pode salvar uma pessoa”, assegurou.

Convite

Ao final, Ruy mandou recado aos internautas, reforçando a importância do CVV. “Aos que querem contribuir com a sociedade e mudar a realidade, se coloquem à disposição e vejam a possibilidade de fazer um trabalho voluntário. Eu, enquanto voluntário, me sinto muito mais próximo daquilo que acredito. Convido vocês a conhecerem nossos serviços e nos acompanhar para propagarmos compaixão e solidariedade”, finalizou.

O ciclo de lives continua nesta quinta-feira (24), com Marcelo Soares Costa, diretor do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), e Cristiane Lago, promotora de Justiça e representante da Rede do Bem, falando sobre uso de drogas e suicídio.  

No encerramento, na sexta-feira (25), a psicóloga clínica e coordenadora do ambulatório do Hospital Nina Rodrigues, Lucilene Castro, e a tenente-coronel Cristiane Luma, chefe do CAPS da Polícia Militar do Maranhão, baterão um papo sobre a importância da saúde mental. 

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA