Parlamentares federais do Maranhão garantem apoio ao projeto Águas Perenes
O programa, que visa promover a preservação das bacias hidrográficas do Estado, foi apresentado ontem aos parlamentares pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista (PSDB), durante encontro na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Da Agência Assembléia
22/08/2007 18h50 - Atualizado em 22/08/2007 20h20

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista (PSDB), apresentou nesta quarta-feira (22) à bancada maranhense na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Programa Águas Perenes, que visa promover a preservação das bacias hidrográficas do estado. O líder do governo, deputado Edivaldo Holanda (PTC), o líder da maioria, deputado Marcelo Tavares (PSB), e o deputado oposicionista Chico Gomes (DEM), representando o bloco de oposição na AL também participaram da reunião.
Todos os deputados federais presentes ao encontro – 16 dos 18 parlamentares – se comprometeram em buscar alternativas para viabilizar recursos junto ao governo federal para a execução do programa de recuperação do rio Itapecuru. No entanto, o coordenador da bancada federal, deputado federal Sarney Filho (PV), explicou que há dificuldades técnicas para que os deputados federais destinem emendas ao Orçamento para o programa Águas Perenes porque se trata de uma bacia hidrográfica estadual. Isto é, começa e termina no Maranhão, mas ele considerou a inciativa do presidente louvável.
Entre as sugestões apresentadas e que serão trabalhadas pelos parlamentares federais destacou-se uma proposta do deputado federal Pedro Fernandes (PTB). Ele sugeriu que seja utilizado o PPA (Plano Plurianual) e ao Orçamento Geral da União e propôs ainda que os técnicos da Assembléia Legislativa participem e apresentem o programa “Águas Perenes” na audiência pública que o governo federal realizará no Nordeste para discutir o Orçamento de 2008. Outra proposta é que a Caema (Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão) estipulasse uma taxa mínima a ser repassada para o programa de preservação do rio Itapecuru.
O deputado federal Roberto Rocha (PSDB) ressaltou o interesse da bancada em participar da reunião para discutir o programa, apesar das intensas atividades na Câmara, ontem.
Julião Amin (PDT), coordenador adjunto da bancada federal, parabenizou a iniciativa da Assembléia Legislativa em pôr na ordem do dia uma questão de tamanha relevância como a preservação do rio Itapecuru. Ele afirmou que deve ser chamada a atenção do governo federal e que o rio é de interesse não só do estado, mas para a economia do país e considerou preocupante que as emendas parlamentares não possam ser destinadas especialmente para o Itapecuru por ser uma bacia estadual.
AL vai apresentar emenda de R$ 5 milhões ao orçamento do estado, diz Evangelista
Durante a audiência com a bancada federal, o presidente João Evangelista anunciou que os deputados estaduais apresentarão emenda coletiva ao Orçamento do Estado no valor de R$ 5 milhões para dar início ao trabalho de revitalização do rio.
Ele afirmou que o Programa Águas Perenes não é de um deputado, mas do povo do Maranhão e que com esse sentimento é que os deputados foram externar esse pensamento e pedir apoio da bancada federal para salvar o rio Itapecuru. “Estamos buscando o apoio de todos os deputados que tenham responsabilidade com o Maranhão”, disse.
Ele demonstrou-se satisfeito com o nível de participação e interesse dos deputados federais em ajudar a desenvolver o programa e convidou todos para participar de audiência que será realizada em São Luís para tratar sobre o “Águas Perenes”. “É positiva a interação entre a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal visando encontrar soluções para revitalizar a bacia hidrográfica do Maranhão”.
Participaram da reunião os deputados federais Roberto Rocha, Pinto da Itamaraty e Carlos Brandão, do PSDB, Julião Amin e Davi Alves Júnior, do PDT, Flávio Dino (PCdoB), Valdir Maranhão (PP), Nice Lobão (DEM), Cléber Verde (PRB), Gastão Vieira, Sétimo Waquim e Pedro Novais, do PMDB, Pedro Fernandes (PTB), Sarney Filho (PV), Domingos Dutra (PT) e Ribamar Alves (PSB). Apenas os deputados Clóvis Fecury (DEM) e Sebastião Madeira (PSDB) não participaram do encontro.
A bancada maranhense no Senado, constituída pelos senadores Roseana Sarney (PMDB), Edison Lobão (DEM) e Epitácio Cafeteira (PTB), embora tenha sido convidada pela Assembléia não compareceram à reunião nem justificaram as ausências.
ÁGUAS PERENES
O Programa Águas Perenes foi criado pelo Poder Legislativo, através da Resolução Administrativa nº 027, de 25 de outubro de 2005, de autoria do deputado João Evangelista.
A iniciativa do Parlamento maranhense conta com a parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Caema (Companhia de Água e Esgotos do Maranhão) e Uema (Universidade Estadual do Maranhão), além de outros órgãos públicos, privados e organizações não-governamentais (Ongs).
Desde sua concepção, o Programa Águas Perenes tem como símbolo o rio Itapecuru, de extraordinária relevância sócio-ambiental para o estado, especialmente para São Luís, onde 61% do abastecimento de água depende do rio.
O programa está desenvolvendo o mapeamento sanitário da bacia hidrográfica do rio Itapecuru visando a consolidação de dados sobre os sistemas de abastecimento d’água e coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários em todas os municípios banhados pelo rio.
Este levantamento servirá de subsídio para as audiências públicas que a Assembléia Legislativa realizará ainda neste semestre em vários municípios localizados às margens do rio Itapecuru. As audiências terão a parceria das prefeituras, câmaras municipais e entidades organizadas.
MAIS NOTÍCIAS

24/04/2024

24/04/2024

24/04/2024

24/04/2024

24/04/2024