O debate de ideias e propostas que emergirão da disputa eleitoral pela presidência da seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil foi tema da conversa desta quinta-feira (15) entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), e o advogado Isaac Dias Filho, candidato à presidência do órgão na eleição de novembro deste ano, durante audiência na Sala da Presidência.
Marcelo Tavares colocou a Casa à disposição dos candidatos para que eles promovam um debate aberto à participação da sociedade e da classe política. “Uma eleição de uma instituição tão importante como a OAB tem uma repercussão direta na sociedade”, ressaltou o presidente da Mesa Diretora do Legislativo estadual.
Para o advogado Isaac Dias Filho, o debate é uma oportunidade democrática por excelência para favorecer o esclarecimento do eleitorado – o advogado – e possibilitar claras distinções entre candidaturas. Isaac Dias Filho se apresentou como candidato da oposição ao grupo que vem dirigindo a OAB-MA por um longo período.
Na opinião do presidente da Assembleia Legislativa a existência de candidatos do governo (situação) e da oposição é natural em todo processo eleitoral. Para Marcelo Tavares, é também um indutor de debates e, por conseguinte, à exposição de ideias, aspecto que considera fundamental no processo eleitoral para aperfeiçoamento das instituições.
“Acho que a existência da oposição abre um campo para que os insatisfeitos com a situação se manifestem de maneira democrática”, definiu Marcelo Tavares.
Faltam cinco dias para se encerrar o período de inscrições de chapas que concorrerão ao pleito do dia 20 de novembro na OAB-MA. Três candidaturas se pronunciam na disputa. No início da semana dois candidatos – Roberto Feitosa e Daniel Blume – decidiram fundir as chapas, sendo Feitosa o candidato à presidência da chapa resultante da fusão. O outro candidato é o advogado Mário Macieira, apoiado pelo atual presidente da Ordem, Caldas Góis.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil