Em palestra na III Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, nesta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos, do Amazonas, defendeu o fortalecimento do organismo como forma de ampliar o desenvolvimento sustentável da região.
Ele pregou a adoção de várias ações, como a melhoria da aviação civil, para ajudar no desenvolvimento dos nove Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) que pertencem à área da Amazônia Legal. A região detém 60 por cento do território nacional e 26 milhões de habitantes.
Defendeu também a ampliação de diálogo com outros países que fazem fronteira com o Brasil. “Somos, na verdade, fronteira entre estados brasileiros, mas exatamente é a Amazônia que possui a maior fronteira internacional do Brasil, portanto, esse diálogo tem que ser permanente com a Bolívia, com a Venezuela, com a Colômbia, com o Peru e com as Guianas. Estamos primeiro buscando, nessa nossa terceira reunião, a unidade política das Assembleias Legislativas e depois buscar do Parlamento Amazônico uma integração do Parlamento Amazônico Internacional. Inclusive, de 4 a 8 estará acontecendo, em Lima, no Peru, esse grande fórum de discussão do Parlamento Amazônico Internacional, e é o momento de a Unale, que está sempre trabalhando nessa questão internacional do Parlamento Amazônico, também fazer parte desse diálogo extremamente importante”, afirmou.
De acordo com o deputado, o Parlamento Amazônico Internacional terá um assento do Parlamento Amazônico Brasileiro para que possa buscar soluções para os problemas que atingem a região amazônica. Segundo Sinésio, o Parlamento Amazônico busca soluções coletivas para problemas vivenciados na Amazônia, priorizando as alternativas que levam ao desenvolvimento sustentável e econômico para a região, com a unidade política e a contextualização geográfica, graças à atuação dos 251 deputados estaduais das Assembleias Legislativas dos Estados amazônicos.
Sinésio elogiou a harmonia existente entre a Assembleia e o Governo do Estado, marcada com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) na abertura do evento. Elogiou ainda o presidente da AL, deputado Humberto Coutinho (PDT), que destacou a importância da realização do evento e o papel do Maranhão no contexto da Amazônia Legal.
O tema geral da reunião é “Amazônia e seus Novos Caminhos” e está acontecendo pela primeira vez na Assembleia Legislativa do Maranhão. Da direção do Parlamento Amazônico fazem parte Hemetério Weba (vice-presidente) e Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PPS), que são coordenadores de Juventude e Direitos Humanos, respectivamente.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil