A atual situação dos rios de São Luís foi tema de um painel ecológico promovido, nesta sexta-feira (19), pela Sociedade Maranhense de Defesa à Natureza (Somadena), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. O debate foi mediado pelo deputado Júnior Verde (PRB), que destacou a importância da participação do Parlamento na discussão sobre a preservação das águas fluviais da capital maranhense.
Um dos principais objetivos do seminário foi despertar o pensamento de uma consciência cidadã crítica e ambiental, para a construção de uma São Luís sustentável. Além disso, o painel também discutiu e fez encaminhamentos de soluções concretas para a diminuição da degradação das águas doces.
Segundo o deputado Júnior Verde, é importante chamar a sociedade civil para debater a preservação dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Luís, com foco na discussão de ações pontuais e propositivas de atenção ao saneamento básico.
“Nós temos vários rios que cortam o nosso município, como o rio Bacanga, o rio Paciência, entre outros rios que precisam de uma atenção por parte dos governos e, nesse sentido, a Assembleia puxa essa discussão para propor soluções acima de tudo. A busca da balneabilidade é fundamental, pois gera emprego, renda, além de preservar o meio ambiente”, afirmou.
José Machado de Jesus, presidente da Somadena, destacou que a proposta maior da entidade é chamar a atenção para a discussão da municipalização dos recursos hídricos de São Luís. Ele contou que já há uma lei sancionada na capital maranhense, que cria o Dia Municipal da Água. A proposta é um instrumento que garante aos ambientalistas a possibilidade de buscar meios e mecanismos para a preservação das águas doces.
“Infelizmente vemos que muitos rios estão em extinção e outros em fase. Então, esse debate vai levantar abrir a discussão sobre a importância da preservação dos rios. Nós, da Somadena, já estamos há 33 anos travando uma luta pela preservação das águas dos nossos rios”, completou.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil