O deputado Bira do Pindaré (PSB) destacou, nesta terça-feira (31), a inauguração de mais duas unidades vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), desta vez em Codó e Caxias. Criado pelo governador Flávio Dino e por Bira - quando o parlamentar foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o IEMA é a política do governo do Estado para aumentar a oferta de educação técnica profissional em todo estado.
“O governador Flávio Dino, sabiamente, assumiu o compromisso na sua campanha eleitoral e honrou a promessa criando o Instituto. Já existem três unidades plenas com ensino médio técnico, São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. Agora, está implantando as unidades vocacionais, voltadas para a vocação de cada região, são unidades que alcançam um universo maior de pessoas”, explicou.
Nas unidades de Codó e Caxias, o Estado vai oferecer cursos como agente comunitário, preparação de sorvetes, inglês básico, desenvolvedor de aplicativos de web, além de gestão de cooperativas e empreendedorismo. Para Bira, cursos fundamentais, que darão a oportunidade para que jovens e adultos possam ter mais oportunidade no mundo do trabalho; fator considerado fundamental para o desenvolvimento do Maranhão, segundo frisou.
“Nós sabemos que só isso não resolve, é preciso que a economia funcione. Então ontem nós aprovamos, aqui nesta Casa, o Programa Mais Empregos. Aprovamos as medidas anticíclicas do governo que vão incentivar a geração de empregos no Estado do Maranhão. Assim, o governo tem atuado em várias frentes, tanto na geração de oportunidades quanto na qualificação das pessoas”, acrescentou.
Bira defende que o investimento em educação pública de qualidade é o grande caminho para o estado e disse que outras treze unidades vocacionais devem ser inaugurada em outros municípios. São Luís conta atualmente com três unidades vocacionais inauguradas ainda na gestão dele quando esteve à frente da Secti, a Escola de Cinema, o Estaleiro Escola e o UV Praia Grande.
“Foi graças a uma educação de qualidade que eu tive no ensino médio que eu posso dizer que a minha vida profissional foi resolvida. Por isso é tão importante se investir em educação de qualidade em tempo integral com ensino profissionalizante, gerando oportunidade para nosso povo, para nossa gente”, concluiu.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil