O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na manhã desta terça-feira (14), do lançamento dos editais de Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense e de Valorização e Reconhecimento de Mestras da Cultura Popular e Tradicional do Maranhão. O parlamentar é autor da Lei que institui a política estadual de proteção aos bens culturais de natureza imaterial.
Lançados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), os editais foram elaborados dentro dos programas “Mais Cultura” e Estadual de Patrimônio Imaterial (PEPI).
Para Bira, mais um grande passo do Estado porque significa, segundo ele, a valorização da cultura maranhense através da proteção dos Bens Culturais Imateriais e também da valorização dos mestres e mestras da cultura popular maranhense.
“A cultura é um fator de desenvolvimento social, econômico e politico. Portanto, é importante que a gente tenha esse instrumento ativado, permitindo a criação de uma rotina no Maranhão com a premiação, inclusive em dinheiro, dos mestres e mestras, e também o tombamento dos nossos Bens culturais de natureza imaterial”, acrescentou.
O deputado ainda destacou que o processo é totalmente regulamentado e permite ao Governo, por meio da Sectur, implementar a medida da maneira mais eficiente e transparente possível. “É um fator que engrandece a cultura e o turismo em todo o estado, além de fortalecer as oportunidades que serão geradas a partir delas”, concluiu
Posse do Ouvidor
No final da tarde, o deputado Bira testemunhou a posse do primeiro Ouvidor dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude do Governo do Maranhão, Maurício Paixão. “Pela experiência nos movimentos sociais tenho certeza que Maurício Paixão fará um excelente trabalho na Ouvidoria" declarou.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil