A Assembleia aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (15), a Medida Provisória (MP) nº 229/2017, que altera a estrutura orgânica da Administração Pública do Poder Executivo do Estado do Maranhão. Dentre as alterações consta a criação da Agência Executiva Metropolitana. A matéria será encaminhada à sanção governador do Estado.
Por meio de Mensagem Governamental, o governador Flávio Dino (PC do B) justifica a iniciativa: “Diante da atual crise financeira pela qual passa o país, a redução responsável dos custos e das despesas administrativas tem se tornado rotina e, por isso mesmo uma prioridade que pretendemos manter até o final de nossa gestão. Essa MP visa também ajustar a máquina pública para otimizar seu funcionamento, fundindo e extinguindo órgãos”, argumentou.
Com a aprovação da MP, a Secretaria de Estado de Minas e Energia (SEME) e a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC) são fundidas e ficam transformadas em Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC) e o Viva Cidadão é fundido e integrará a estrutura do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Maranhão (PROCON), que passa a se denominar Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão.
Pela MP aprovada, fica extinta a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão – ARSEMA, e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) passa a denominar-se Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), passando a ser vinculada à Casa Civil.
Estabelece ainda a MP que a Agência Executiva Metropolitana compete exercer as atribuições fixadas no artigo 15 da Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil