A XI Reunião do Parlamento Amazônico foi aberta na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa, na Câmara Municipal de Imperatriz, com a palestra do deputado estadual Sidney Leite (PROS/AM), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sobre Desigualdades Educacionais e o Custo na Região Amazônica.
Na oportunidade, o deputado Sinésio Campos (PT/AM), presidente do Parlamento Amazônico, disse que a cidade de Imperatriz é a segunda da Região Amazônica a receber o Parlamento Amazônico, depois de Marabá (PA) e de todas as capitais dos nove estados que compõem o Parlamento Amazônico (AP, RR, RO, AC, AM, PA, MA, TO e MT ). “Sentimo-nos felizes em estarmos em Imperatriz, que é o Portal da Amazônia. Hoje, aqui, vamos debater a questão do custo da educação e da emancipação de estados e municípios na nossa região”, revelou.
MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA
“Que o custo Amazônia da Educação seja reajustado em 20% para o transporte escolar, merenda escolar e aquisição de mobiliário escolar, assim como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) em razão das peculiaridades da Região Amazônica. O custo do Sudeste e Sul da Educação é maior, enquanto o nosso é menor. Não podemos tratar os desiguais de forma igual. Precisamos nos articular para que o Congresso Nacional reveja essa injustiça”, defendeu o palestrante de forma contundente.
A proposta defendida pelo deputado Sidney Leite for aprovada por unanimidade pelo Plenário do Parlamento Amazônico, constará da Carta de Imperatriz, a ser divulgada no final da reunião, e será encaminhada ao Congresso Nacional, para que seja discutida e transformada em Projeto de Lei a ser apreciado e votado. “Vamos nos mobilizar e nos unir a UNALE (União Nacional das Assembleias Legislativas) para que essa proposta seja aprovada no Congresso Nacional. Temos que ter um custo aluno diferenciado para a Amazônia Legal”, esclareceu.
O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (PMDB), e o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, José Carlos Soares (PV), destacaram a importância da cidade sediar a XI Reunião do Parlamento Amazônico. “Imperatriz é o portal da região da Amazônia e precisa ter sua agenda de desenvolvimento contemplada nos debates do Parlamento Amazônico. Esperamos resultados positivos dessa reunião para a população da região Amazônica e, em particular, para a região Sul da Maranhão”, afirmou Assis Ramos.
Os deputados Wellington do Curso (PP), secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico; Léo Cunha (PSC), presidente de Comissão de Meio Ambiente da Assembleia; Eduardo Braide (PMN), Wemetério Weba (PV), Júnior Verde (PRB), Professor Marco Aurélio (PC do B) e Edilázio Junior (PV) estão participando dos debates da XI Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil