Na reunião desta terça-feira (22), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou pareceres favoráveis a três Medidas Provisórias (MP) enviadas pelo Governo do Estado. A primeira foi sobre a MP nº 239/2017, que institui a Sistemática de Tributação para Instalação e Operação de Refinaria de Petróleo no Maranhão, relatada pela deputada Francisca Primo (PCdoB).
Em seguida, foi aprovado o relatório sobre a Medida Provisória nº 242/2017, que criai o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar Indígena (PEATEIND/MA), tendo como relator o deputado Levi Pontes (PCdoB). A MP que recebeu sinal verde em seguida foi a número 244/2017, que altera dispositivo da Lei nº. 6.513, de 30 de novembro de 1995, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares da Polícia Militar do Maranhão. O relator foi o deputado Marco Aurélio (PCdoB), presidente da CCJ.
Três outras MP’s foram transferidas para análise na próxima reunião da CCJ. A nº 238/2017, que institui a Sistemática de Tributação, no âmbito do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); a nº 240/2017 que estabelece tratamento tributário para Complexo Siderúrgico de Produção integrada de Aço e Derivados, estabelecidos no Estado; e a 241/2017, que dispõe sobre a contratação, por tempo determinado, de pessoal para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público no âmbito da Administração Penitenciária Estadual, nos termos do inciso IX, do art. 19, da Constituição Estadual.
Foram aprovados também pareceres sobre o projeto de lei nº 206/2017, de autoria do Poder Executivo, que ratifica o protocolo de intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal; o projeto de decreto legislativo nº 005/2017, do deputado Wellington do Curso (PP), que concede a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à escritora e professora Sônia Almeida; e o projeto de resolução legislativa nº 029 /2017, de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), que dá o Título de Cidadão Maranhense a Alessandro da Câmara Batista, natural da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, todos relatados por Francisca Primo.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil