A procuradora da mulher e deputada Valéria Macedo (PDT) foi acompanhada durante toda a sessão realizada na última quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, pelas Meninas da ONG Plan International. A proposta foi vivenciar a rotina parlamentar e os trabalhos legislativos.
Na oportunidade, as meninas ficaram bem próximas da procuradora da mulher observando as atividades que são desenvolvidas no gabinete, no plenário e na sede da Procuradoria. Valéria Macedo aproveitou para explicar sobre a vida parlamentar e a importância das mulheres ocuparem esses espaços de poder, em que a maioria dos casos a representatividade do homens ganha destaque.
“É um projeto muito interessante realizado pela Plan, que tem como objetivo garantir direitos plenos de cidadania. Em que a proposta que meninas possam aprender a liderar e serem protagonistas nos espaços de poder. Então, é muito importante receber essas meninas porque elas são os nossos futuros, estarão ocupando espaços nas câmaras, na assembleia, no Senado e ficamos felizes em prepara-las ”, destacou.
O projeto #MeninasOcupam é uma ação global da Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social. No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Menina, elas ocuparam posições de liderança em todo o Brasil e também lugares de destaque no mundo por um dia.
No Maranhão, a ação já foi realizada no Governo do Estado e em diversas pastas do Executivo, além da Câmara de Vereadores de São Luís, Prefeitura de Codó, Prefeitura de Peritoró, Prefeitura de Timbiras e Prefeitura de Paço do Lumiar. Agora, é a vez da Assembleia Legislativa.
“O #MeninasOcupam é um movimento em que elas temos a oportunidade de ocupar um cargo político, propor ideias, falar dos desafios que nós meninas ainda encontramos na sociedade e na política e, assim, abrir os olhos dos políticos em relação às meninas. As meninas ainda vivem de forma muito vulnerável e ainda são invisíveis em relação às políticas”, assinalou Gleyce Nayanne, voluntária da Plan Internacional.
Sobre o Projeto
O movimento de ocupação foi criado para mostrar o fato de que os homens ainda são maioria ocupando altos e médios cargos nas empresas e no ambiente político, além de chamar a atenção do público com essas intervenções para que haja mudança nessa realidade. Já foram realizadas várias ações no Brasil e nos países onde a Plan International está presente no mundo. E uma dessa ações é propor que, por 24 horas, as garotas ocupem posições de destaque em diversas esferas, inclusive na administração pública.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil