Na reunião desta terça-feira (20), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aceitou pedido de vista do deputado Eduardo Braide (PMN) e transferiu, para a próxima semana, a apreciação de duas Medidas Provisórias (MP) enviadas pelo Governo Estado. Uma delas é a MP-267, que faz a reestruturação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e tem como relator o deputado Marco Aurélio (PCdoB).
A outra MP é a nº 270 /2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 7.936, de 14 de julho de 2003, que cria o Fundo Estadual para Habitação e Desenvolvimento Urbano, tendo como relator o deputado Glalbert Cutrim (PDT), presidente da CCJ.
Braide contou que pediu o adiamento da apreciação da MP-270 para permitir maior debate em torno do assunto. Sobre a MP-267, ele explicou que solicitou vista porque revogava uma lei errada, a 10.358, quando deveria alterar a 10.385, de dezembro de 2015, que dispõe a reorganização do IEMA.
Estavam presentes na reunião os deputados Glalbert Cutrim, Marco Aurélio, Wellington do Curso, Antônio Pereira e Eduardo Braide.
Mais projetos
Uma terceira matéria foi adiada: O projeto de lei ordinária nº 030/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governo a celebrar contrato de concessão de uso oneroso de área de terras e edificações do denominado “Parque Independência”, localizado no município de São Luís, que tem como relator também o presidente da CCJ.
Alguns projetos foram apreciados e receberam pareceres favoráveis, a exemplo do nº 008/2018, de autoria da deputada Andrea Murad (MDB), que dispõe sobre o Ensino de Noções Básicas da Lei Maria da Penha, no âmbito do Estado; o nº 362/2017, do deputado Adriano Sarney (PV), que trata sobre a obrigatoriedade da construção ou adaptação de fraldários acessíveis aos frequentadores de shopping centers e estabelecimentos similares; e o nº 266/2017, do deputado Josimar de Maranhãozinho (PP), que dispõe sobre o embarque e desembarque de Passageiros do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana da Grande São Luís, fora da parada seletiva.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil