Na sessão plenária desta terça-feira (3), foi aprovado o Projeto de Lei de Conversão nº 003/18, da Comissão de Constituição e Justiça, oriundo da Medida Provisória 265/17, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a reorganização do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. A proposição segue para sanção governamental.
Na mensagem enviada para o legislativo estadual, o governo diz que a MP que altera a Lei nº 10.358/2015, atende tão somente a necessidade de adaptação de alguns pontos específicos da estrutura do IEMA à atual realidade, não acarretando nenhum aumento de despesa para a administração estadual.
Criação
Criado no primeiro dia do mandato do governador Flávio Dino – 1º de janeiro de 2015, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) - o IEMA tem a proposta de ser uma escola plena, com modelo e proposta diferente de qualquer outra escola. O Instituto oferece educação técnica integrada em tempo integral e lidera a criação da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão. Possui Salas de aulas, auditório, biblioteca, teatro, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e laboratórios.
De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, as unidades plenas de ensino médio técnico e educação profissional e tecnológica em tempo integral nos municípios de Axixá, Bacabeira Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon chegaram ao fim do ano letivo de 2017, com 95% de aprovação, 98% de frequência escolar e somente 2% de evasão. Disse ainda que, em relação à educação profissional continuada, o IEMA encerrou o ano com 13 unidades vocacionais e presença em 50 polos onde os municípios são parceiros, promovendo em 70 cidades um ensino técnico profissionalizante de qualidade.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil