Na sessão plenária desta quinta-feira (12), os deputados Roberto Costa (MDB), Fábio Braga (SD), Jota Pinto (PEN), Neto Evangelista (DEM), Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PSDB) chamaram atenção para a situação de calamidade em que se encontram diversos municípios maranhenses afetados pelas enchentes. As fortes chuvas que atingem todo o estado nos últimos dias deixaram desabrigadas centenas de famílias, sobretudo na Região do Médio Mearim.
“Nós estamos vendo o Maranhão sendo castigado pelas chuvas, as enchentes atingindo as cidades, destruindo os sonhos dos maranhenses. São as pessoas que trabalharam a vida toda para construir casas, comprar os móveis das suas casas, roupas e, da noite para o dia, elas perdem tudo aquilo que conquistaram”, lamentou o deputado Roberto Costa, completando que, no município de Bacabal, famílias ribeirinhas já estão deixando suas residências em razão da cheia do Rio Mearim.
O deputado Fábio Braga frisou que cerca de 150 municípios maranhenses estão em estado de alerta por conta das enchentes. Ele também chamou atenção para a situação das estradas, a exemplo da BR-135, que teve um trecho cortado pelas fortes chuvas no perímetro entre os municípios de Dom Pedro e Presidente Dutra, inviabilizando o trânsito de veículos. Braga também ressaltou que a situação de calamidade não é consequência apenas do aumento do índice pluviométrico, mas também pela ação antrópica.
“Nós não podemos culpar só o alto índice pluviométrico da nossa região. Temos que culpar, também, a questão do desmatamento, do assoreamento do leito dos rios, da malha asfáltica e o concreto que estamos colocando em nossa cidade, sem viabilizar o fluxo normal da água. A ocupação desordenada da maioria de nossas cidades, em que a população sempre prefere as áreas mais próximas aos córregos, rios e riachos”, disse.
O deputado Jota Pinto também foi solidário à situação pela qual estão passando centenas de famílias desabrigadas. O parlamentar afirmou que esse é um momento em que os poderes e as forças políticas têm que se unir, lançando um olhar especial para as regiões afetadas. “Eu acho que é um momento em que todos nós temos que estar unidos e com um olhar especial para essas regiões, onde já há cinco municípios em emergência e doze municípios em alerta. Então, eu quero também ser solidário aos nossos irmãos dessa região e eu tenho certeza de que, com a força de todos, conseguiremos amenizar essa situação”, assinalou.
Já o deputado Neto Evangelista fez referência ao Decreto Nº 31.536, de 11 de março de 2016, assinado pelo governador Flávio Dino, que criou o Comitê de Prevenção e Acompanhamento de Inundações, no âmbito do Estado do Maranhão. Evangelista lembrou que, na condição de secretário de Estado de Desenvolvimento Social, à época da criação do comitê, teve a chance de coordenar estes trabalhos, juntamente com a Casa Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
O deputado Júnior Verde também disse que está acompanhando de perto a situação dos municípios. “Estou me somando a essa luta. Vocês podem contar conosco, todos aqueles que estão aí necessitando de apoio, pois este Parlamento está atento e vai fazer sua parte, vai acompanhar as ações necessárias, inclusive da própria Defesa Civil”, garantiu.
O deputado Wellington do Curso informou que solicitou à Assembleia Legislativa a criação de uma Comissão Especial para tratar da problemática e prestar assistência às pessoas dos municípios atingidos pelas enchentes no Maranhão. “A Assembleia Legislativa precisa dar sua contribuição. Solicitamos a criação para que nós possamos percorrer os municípios e não só verificar o que está acontecendo, mas ajudar, auxiliar na solução dos problemas ao Executivo, ao Governo do Estado, ao Presidente da República, às outras instituições e também com a sociedade civil, para que nós possamos engendrar, possamos realizar ações em defesa das pessoas que estão envolvidas com as enchentes”, finalizou.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil