O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) encaminhou indicação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan) solicitando que a Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promova um estudo de viabilidade para o tombamento do Sítio Piranhenga, localizado no Parque Pindorama, em São Luís.
Com mais de 200 anos, o Sítio Piranhenga ocupa uma área de, aproximadamente, 34 hectares. Segundo informações sublinhadas na proposição, são imóveis, azulejos coloniais, escadarias e construções históricas.
“A propriedade foi quase inteiramente construída por mãos escravas, restando ainda muitas de suas marcas, como uma senzala próxima às margens do rio Bacanga. Frente à importância das edificações, nada mais justo que reconhecer seu inegável valor histórico por meio do tombamento como Patrimônio Histórico Nacional”, diz a indicação.
O documento foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativo e encaminhado ao superintendente do Iphan-MA, Maurício Abreu Itapary.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil