O convidado do “Sala de Entrevista” desta sexta-feira (11) foi o juiz Osmar Gomes que, entre outras coisas, destacou as ações do Júri Popular e sua importância. O quadro vai ao ar no programa Portal da Assembleia, da TV Assembleia, nas segundas e sextas-feiras.
Titular da 1º Vara do Júri Popular, o juiz Osmar Gomes enfatizou a importância do Tribunal do Júri e garantiu que esse tipo de julgamento privilegia a democracia, uma vez que os réus são julgados pelos próprios cidadãos.
Ele explicou que o Júri Popular, que julga crimes dolosos contra a vida humana, é formado por 26 pessoas, sendo um juiz e mais 25 cidadãos, acima de 18 anos, sem antecedentes criminais, que não precisam ter conhecimento jurídico.
De acordo com o juiz, dos 25 populares sai a composição do Conselho de Sentença, que julga e determina a condenação ou a absolvição. Ele salientou que a incomunicabilidade dos jurados é para garantir sigilo, a imparcialidade do julgamento e a segurança do júri.
Osmar Gomes, que também integra a Academia Ludovicense de Letras e a Academia Maranhense de Letras Jurídicas, aproveitou a oportunidade para informar que lançará o livro de poemas “Lembranças e Emoções”, de sua autoria, na primeira semana do mês de junho.
O programa Portal da Assembleia foi apresentado pelo jornalista Ronald Segundo e a entrevista completa do magistrado, concedida ao jornalista Juraci Filho, está disponível no canal da TV Assembleia, no Youtube.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil