Celebração de exéquias marca despedida do ex-governador Epitácio Cafeteira

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/05/2018 10h49 - Atualizado em 16/05/2018 16h36

Celebração de exéquias marca despedida do ex-governador Epitácio Cafeteira

Familiares e amigos despediram-se do ex-governador Epitácio Cafeteira na manhã desta terça-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa, onde foram celebradas exéquias pelo padre Heitor Moraes, pároco da Igreja de São João Batista.

Durante a celebração religiosa, o sacerdote destacou a importância da fé cristã no momento em que se celebra a memória das pessoas falecidas. Este momento, segundo o padre, precisa servir de consolo para os familiares e amigos ainda vivos, mas precisa ser, sobretudo, “um convite à esperança de que, também nós, um dia participaremos da glória da Ressurreição”.

Diversos parlamentares, ex-deputados, secretários de Estado, representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, como também prefeitos, vereadores e líderes de entidades da sociedade civil compareceram ao velório, iniciado ao cair da tarde de segunda-feira (14), após o desembarque do corpo do ex-governador em São Luís.

Depois do rito das exéquias, o corpo do ex-governador Epitácio Cafeteira seguiu no carro do Corpo de Bombeiros Militar em cortejo para sepultamento, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, compareceram logo cedo ao velório, ocasião em que manifestaram solidariedade aos familiares de Cafeteira, com cumprimentos à viúva, Dona Isabel, e à filha Janaína.

De igual modo, o deputado Rogério Cafeteira (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa, recebeu cumprimentos no Plenário, em razão do falecimento de seu tio.

Os ex-deputados Carlos Guterres e Conceição Andrade falaram, emocionados, sobre a trajetória do ex-senador e ex-governador maranhense. “Cafeteira foi um grande amigo, um grande companheiro, que vai deixar muitas saudades”, destacou Carlos Guterres.

A ex-deputada e ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade, disse que Cafeteira, à época em que ocupou o Palácio dos Leões, deu uma grande contribuição para diminuir os conflitos pela posse da terra.

“De todas as coisas que ele representa, a que mais guardo comigo foi a luta em favor dos trabalhadores rurais, à época em que eram perseguidos, ameaçados de morte e muitas vezes assassinados. Cafeteira, eleito governador em 1986, pôs fim aos mais graves conflitos no campo. Foi uma época de paz no Maranhão”, ressaltou Conceição Andrade.

 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA