A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa (CCJ) aprovou, na reunião desta terça-feira (29), uma série de pareceres favoráveis a projetos, a exemplo do enviado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), que altera a tabela de valores referentes às custas e emolumentos judiciais.
O presidente da CCJ, deputado Glalbert Cutrim (PDT), disse que, agora, as matérias vão à apreciação do Plenário, após análise dos projetos sob os aspectos da constitucionalidade e da legalidade. Os deputados Marco Aurélio (PCdoB), César Pires (PV), Carlinhos Florêncio (PCdoB) e Eduardo Braide (PMN) também participaram da reunião.
Cutrim foi o relator do Projeto de Lei 097/2018, de autoria do Poder Judiciário, que altera a Lei Estadual nº 9.109, de 29 de dezembro de 2009, que dispõe sobre Custas e Emolumentos. Ele também relatou o Projeto de Lei 102/2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 8.326, de 15 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a concessão de pensão especial em cumprimento ao acordo celebrado no âmbito da Organização dos Estados Americanos às famílias de vítimas dos crimes especificados.
OUTROS PARECERES
O Projeto de Resolução Legislativa 031/2018, apresentado pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), que concede o Título de Cidadão Maranhense ao tenente-coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, foi aprovado.
A CCJ aprovou ainda pareceres pela manutenção de vetos a alguns projetos apresentados por deputados. Um deles foi o veto parcial ao Projeto de Lei 267/2017, de autoria de Josimar de Maranhãozinho (PP), que institui o Polo Maranhense de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Abacaxi, em Turiaçu e São Domingos.
Também foi aprovado o veto total aposto ao Projeto de Lei 049/2017, de autoria de Wellington do Curso, que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas que prestam serviços de telefonia, TV a cabo, cartão de crédito e similares no Estado do Maranhão, de manter em suas páginas na internet link próprio que possibilite ao consumidor realizar a suspensão ou o cancelamento do contrato de prestação de serviço.
A Medida Provisória 273/2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Estadual nº 7.374, de 31 de março de 1999, que institui o Fundo de Benefícios dos Servidores do Maranhão (Funben), foi retirada da pauta por conta da apresentação de uma emenda pelo deputado Eduardo Braide.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil