A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da Escola do Legislativo e do Gabinete Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros (CBMMA), deu início, nesta terça-feira (19), ao Curso de Formação de Brigada de Incêndio, voltado para servidores das diretorias, gabinetes e de empresas terceirizadas da Casa.
Com aulas teóricas e práticas, pelo menos 70 funcionários estão sendo preparados para atuar no combate a princípio de incêndio e a prestar socorro a vítimas, conforme as normas do Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros orienta que deve haver um número específico de servidores treinados para responder a sinistros, incêndios, primeiros-socorros ou qualquer emergência. Por isso, decidimos fazer o treinamento com alguns dos nossos funcionários”, explicou o tenente-coronel Marcelo Jinkings, diretor adjunto do Gabinete Militar e coordenador do curso.
Na palestra ministrada pelo sargento Kleyton, do CBMMA, que marcou a primeira etapa do curso, foram abordadas técnicas de prevenção, isolamento e extinção de princípio de incêndio, abandono de local e primeiros-socorros. A segunda etapa do treinamento acontece nesta quarta-feira (20), também sob orientação do sargento Kleyton, com aulas práticas nas dependências do Parlamento Estadual. Os treinandos manusearão extintores e simularão situações de risco em bonecos.
Para o aluno Valterino Costa, assistente na Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), o aperfeiçoamento é fundamental. “Foi uma ótima iniciativa da Assembleia, já que estamos tratando de vidas. Os riscos não estão só no trabalho ou em casa, mas em qualquer lugar à nossa volta, daí a importância de estarmos preparados para reagir sem desespero, evitando, ao máximo, que não haja vítimas”, acentuou.
Os diretores geral e administrativo da Assembleia, Valney de Freitas e Antino Noleto, respectivamente, participaram do evento. Na oportunidade, ambos destacaram a importância do treinamento tanto para os servidores, quanto para a estrutura da Casa. “Nossos servidores estarão preparados para emergência em caso de princípio e combate a incêndio, onde teremos um corpo funcional interno preparado para que seja resolvido esse tipo de situação. Então, ganha o funcionário e ganha a Assembleia, com a proteção da integridade daqueles que aqui trabalham, dos visitantes, assim como de todo o patrimônio da instituição", disse Valney de Freitas.
“Um curso como este de brigadista e de socorrista é fundamental para a segurança da Casa, que tem, dentro de suas competências, áreas críticas, como o sistema de ar condicionado, sistema elétrico, subestação, uma preocupação muito grande no dia a dia de nossas equipes de engenheiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos, que convivem diariamente com esse risco real. A Assembleia vem preparando um time preventivamente para que, caso ocorra um desastre, não se transforme numa tragédia”, complementou Antino Noleto.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil