Assembleia homenageia Conselho Regional de Medicina Veterinária e os 50 anos de regulamentação da profissão

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
28/03/2019 16h31 - Atualizado em 28/03/2019 20h32

Assembleia homenageia Conselho Regional de Medicina Veterinária e os 50 anos de regulamentação da profissão

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário Deputado Nagib Haickel, sessão solene em comemoração aos 37 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão e aos 50 anos de regulamentação da profissão de médico veterinário. A iniciativa foi do deputado César Pires (PV), aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

O evento foi presidido pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) e contou com a presença dos deputados Zito Rolim (PDT) e Carlinhos Florêncio (PC do B); do vice-governador, Carlos Brandão; da presidente do Conselho, a médica veterinária Francisca Neide Costa; do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, Luís Carlos Barboza; do promotor de Justiça Marco Antônio, além de veterinários, zootecnistas e convidados.

César Pires agradeceu a presença dos convidados e destacou a importância do CRMV para o Maranhão. Ele elogiou a atuação dos profissionais que trabalham em defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente. O Maranhão tem, atualmente, 2.026 médicos veterinários, sendo 1.464 atuantes e 196 zootecnistas, com 146 em atividade. Na oportunidade, foram entregues placas comemorativas aos profissionais veterinários.

“O Conselho entra em um momento de importância histórica para a Medicina Veterinária e para a Zootecnia, que comemoram este ano 50 anos de criação das Leis 5517 e 5550, tendo como desafios as discussões em defesa da inserção dessas duas profissões nos espaços que são de suas competências técnicas, em defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente. Portanto, é mais do que merecida a homenagem que esta Casa presta a esses profissionais", disse César Pires.

Justa homenagem

“Sem dúvida, esta é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa presta ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Quero parabenizar o presidente Othelino Neto e os demais deputados, que acataram, de forma unânime, o pedido do deputado César Pires.  Esta sessão solene trouxe a aproximação e a possibilidade de conhecermos melhor  o trabalho dos médicos veterinários”, disse Wellington do Curso.

O vice-governador, Carlos Brandão, disse ser a homenagem mais do que justa. Ele parabenizou o Legislativo Estadual e elogiou a atuação dos profissionais.  “Esta homenagem é mais do que merecida, pois são 50 anos de regulamentação da profissão de médico veterinário  e zootecnista  e 37 anos  da criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Eu, como veterinário, não poderia deixar de  prestigiar essa sessão solene  e prestigiar uma profissão que ajuda muito o Brasil, principalmente fiscalizando os produtos que cheguem  na nossa mesa, além das questões da aftosa e dos animais de pequeno e médio porte, onde os veterinários e zootecnistas têm uma importância muito grande”.

A presidente do Conselho, Francisca Neide Costa, disse que ficou feliz com a homenagem aos profissionais que, segundo ela, têm grande importância para o Maranhão. “Nós ficamos muito felizes pela Assembleia Legislativa acatar o nosso pedido para homenagear os 50 anos do Conselho. Hoje, estamos comemorando a regulamentação das leis que criaram as profissões de Medicina Veterinária e Zootécnica,  no Brasil.  Então, é exatamente meio século dessas profissões que são de grande importância  para o Maranhão, atuando em diferentes áreas, desde a inspeção dos alimentos, o controle de qualidade e saúde pública, principalmente em relação  ao bem-estar animal”.  

Luís Carlos Barboza Tavares, que é vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, prestigiou o evento e parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa.  “É uma homenagem importante que esta Casa presta à Medicina Veterinária e à Zootecnia. Eu me sinto muito feliz de estar aqui, pois é o reconhecimento da importância dessas duas áreas no sistema do Conselho Federal e que busca desenvolver um trabalho de excelência e essencial para a sociedade”.

 Criação do Conselho

O Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia do Maranhão foi criado em 11 de dezembro de 1981, ao ser desmembrado do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, passando então a ter sede própria na capital, São Luís.

Após a sua implantação, a abertura do primeiro livro ata do CRMV-MA foi realizada em 10 de março de 1982, na sede provisória, localizada na Av. João Pessoa, 268, no bairro do Outeiro da Cruz, em São Luís. Naquele ano, a gestão era do então presidente Raimundo Cardoso Nogueira. A sede atual foi fundada em 18 de agosto de 2006, na Rua Astolfo Marques, 57, no bairro Apeadouro, na gestão do médico veterinário Fernando Luís Mendonça Lima.

Os desafios para a implantação do Conselho órgão eram muitos, desde a contratação de pessoal, a aprovação de regimento interno baseado no Conselho Federal, pagamento de piso salarial até a regulamentação do exercício da profissão.

Ainda naquele mesmo ano, em 6 de agosto de 1982, a única chapa registrada na primeira eleição do CRMV foi declarada vencedora, tendo como presidente Antônio Dias de Moraes. O número de inscritos chegava a 221 profissionais, dentre estes, 215 eram médicos veterinários. A primeira reunião da Diretoria Executiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão aconteceu dia 14 de setembro de 1982. 



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA