“Como médico, muita vezes temos dificuldade de acompanhar o que acontece depois do consultório”, assim iniciou o deputado Dr. Yglésio (PDT), na sessão plenária desta terça-feira (3), para falar das dificuldades enfrentadas pelos portadores das Doenças Inflamatórias Intestinais no Maranhão. No cotidiano parlamentar, o médico Yglésio revelou que tem oportunidade de conhecer o outro lado dos pacientes. Na semana passada, ele se reuniu com representantes da Associação Maranhenses de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII), para tratar das dificuldades dos portadores de DII.
A principal reivindicação da AMADII é efetivar o Cadastro Estadual de Portadores de DIIs. Hoje, no Maranhão, não há um mapeamento dos pacientes que sofrem, principalmente, da Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Conhecer o perfil desses pacientes é essencial para desenvolvermos programas e políticas públicas. “Vamos apresentar nesta Casa uma proposição que cria um cadastro para esses portadores de doenças inflamatórias intestinais. Com isso, poderemos localizar onde estão os pacientes, saber quem são e o perfil dos mesmos”, defendeu o deputado Dr. Yglésio.
Dificuldade de realização de exames
O esgotamento da medicina de plano de saúde agravou a situação do Sistema Único de Saúde, segundo o parlamentar. “Com o esgotamento da medicina de plano de saúde, no contexto de crise econômica, perdemos muitos pacientes. Só em São Luís, por exemplo, 60 mil pessoas perderam o seu plano de saúde”, informou.
Com a demanda crescente no SUS, o exame de colonoscopia, considerado um procedimento simples, pode demorar até 1 ano para ser feito.
Sintomas como diarréia crônica, sangramento intestinal, perda de peso e infecções fazem parte da realidade desses pacientes. “Para além da dor, consideremos a ansiedade das pessoas que, em alguns casos, demoram de 6 meses a 1 ano para realizar uma colonoscopia. Um exame simples, rápido, seguro, tão pouco realizado pelo SUS.”, alertou, acrescentando que São Luís realiza, aproximadamente, 300 colonoscopias por mês para atender todo o Maranhão.
O deputado Dr. Yglésio (PDT), vice-presidente da Comissão de Saúde, também garantiu que manterá o diálogo com a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), para garantir melhor entrega dos medicamentos a esses pacientes.
Agradecimento
Pelas redes sociais, a AMADII agradeceu o apoio prestado pelo deputado Dr. Yglésio. “Hoje, a AMADII vem a público, mais uma vez, agradecer o deputado Yglésio, por abraçar e lutar conosco por um Cadastro Estadual de Portadores de DIIs no Maranhão e, assim, trazendo mais agilidade nos nossos exames. Nosso muito obrigado, juntos somos mais fortes!”.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil